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Saab Gripen E recebe modificações aerodinâmicas para aumentar manobrabilidade

Saab modificou os elevons do Gripen, aumentando sua manobrabilidade em baixas velocidades. Foto: Saab.

Os caças Saab Gripen E estão recebendo modificações aerodinâmicas na forma de novas superfícies de comando. Pelo menos duas aeronaves já receberam as novas peças. A modificação favorece a manobrabilidade da aeronave de combate, adquirida pelas forças aéreas do Brasil e Suécia. 

A alteração foi observada pelo perfil Fighterman_FFRC em uma publicação no X (antigo Twitter), notando que a fabricante instalou elevons maiores no Gripen E. O elevon é uma superfície de comando instalada na parte de trás das asas do Gripen e de outros caças com asas em delta, como o Mirage 2000. Ela combina a função do profundor e aileron, atuando para os movimentos de subida e descida (arfagem) e rolagem lateral. No Gripen, os elevons também funcionam como flaps, aumentando a sustentação do caça durante o pouso. 

De maneira geral, os elevons maiores aumentam a manobrabilidade do Gripen em velocidades menores, dando ao piloto mais amplitude nos movimentos de giro e arfagem do avião. É provável que a velocidade no pouso também diminua. Visualmente, as características asas em delta aumentaram e ficaram mais triangulares, como é possível ver nas imagens.

E os Gripens da FAB?

As modificações nos elevons foram observadas, até agora, apenas em dois aviões suecos: o Gripen E de matrícula 6002, um dos protótipos do programa, e no Gripen E 603, primeira aeronave de produção destinada à Força Aérea Sueca, entregue recentemente pela Saab

Segundo o Portal Poder Aéreo, a modificação nos Gripens, “já está programada para os exemplares da FAB e deverá começar em breve.” O site ainda afirma que os canards (superfícies móveis instaladas na frente das asas) também mudaram. Outra matéria, publicada pela tradicional Revista Força Aérea, levanta alguns questionamentos, como a necessidade por trás dos novos elevons e se a modificação exige novos ensaios (testes) em voo. 

Caças F-5EM Tiger II e F-39 Gripen sobrevoando o Rio Croumbá durante o ensaio de fotos da FAB. Foto: Suboficial Johnson Barros.
Caças F-5EM Tiger II e F-39 Gripen sobrevoando o Rio Croumbá durante o ensaio de fotos da FAB. Foto: Suboficial Johnson Barros.

A Força Aérea Brasileira já recebeu seis F-39, todos operados pelo 1º Grupo de Defesa Aérea, o Esquadrão Jaguar, a partir da Base Aérea de Anápolis. A unidade, que no passado operou os lendários Dassault Mirage III e Mirage 2000, é responsável pela implantação do modelo na FAB, bem como suas doutrinas operacionais. 

A FAB adquiriu 36 aviões inicialmente e adicionou mais quatro unidades ao contrato original, totalizando 40 Gripens, o que permite a implantação do avião em outra base. Também está planejada a assinatura de um segundo lote, já em negociação com a Saab e o governo sueco. 

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Gripen, SAAB, usaexport