Advertisement

Próximos da aposentadoria, C-130 da FAB levam brigadistas para incêndios no Amazonas

Cerca de 60 brigadistas foram levados ao Amazonas em C-130 Hércules da FAB. Foto: FAB/Divulgação.

Aeronaves C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) transportou de brigadistas que atuarão nos incêndios florestais que atingem a Amazônia. A ação, realizada entre os dias 15 e 17/10, levou 60 servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) de Brasílias para o Amazonas. 

Além dos brigadistas, os Hércules da FAB levaram mais de seis toneladas em equipamentos de Proteção Individual (EPIs), materiais de apoio e de combate a incêndio, como cantis, facões, lanternas, pinga-fogo e abafadores, além de veículos que também serão utilizados para atender a demanda das cidades que estão em emergência ambiental na região.

Seis toneladas de materiais de combate a incêndio também foram transportadas pelos C-130. FAB/Divulgação.
Seis toneladas de materiais de combate a incêndio também foram transportadas pelos C-130. FAB/Divulgação.

 “A importância se dá em utilizar a agilidade e a prontidão do C-130 Hércules em prover uma logística rápida para o envio de brigadistas designados para atuarem no combate aos incêndios florestais, assim como seus equipamentos”, disse o Major Aviador Guilherme Guimarães Neto, piloto de um dos C-130. 

Leia mais: conheça cinco versões especiais do C-130 Hércules 

O Coordenador do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama no Ceará, Kurtis François Bastos, explicou como o transporte aéreo da FAB influenciou para a agilidade no envio dos brigadistas. “A Força Aérea Brasileira fez um papel importante na Operação, por disponibilizar aviões que pudessem carregar tanto os nossos recursos humanos como logísticos para o avanço no combate aos incêndios florestais”, explicou.

Baixa em 2023 

A atividade dos C-130 ocorre enquanto o veterano modelo atinge o fim de sua vida operacional no Brasil. Operados por aqui desde 1964, o C-130 foi (ou melhor, ainda é) um dos aviões mais importantes da história da FAB, participando de inúmeras ações importantes, como os resgates dos voos Gol 1907 e Air France 447 e a Operação Covid. 

Embora robusto e versátil, os Hércules já mostram sinais da idade há algum tempo. A chegada do KC-390, desenvolvido especialmente para substituir o quadrimotor norte-americano, selou o destino do C-130. Segundo reportagem do portal Airway, apenas quatro Hércules estão voando no Brasil, incluindo o KC-130M FAB2462, usado em missões de reabastecimento em voo. Todos devem deixar o serviço ativo ainda em 2023. 

C-130 Hércules da FAB - Datalink
C-130M da Força Aérea Brasileira.

Com informações via FAB, Airway

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Amazonas, C-130, fab, usaexport