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Helicóptero mais potente dos EUA reabastece em voo enquanto carrega fuselagem de F-35

Novo helicóptero dos Fuzileiros Navais dos EUA, CH-53K fez reabastecimento em voo enquanto carregava fuselagem de caça stealth F-35. Foto: USMC/Divulgação.

Um helicóptero de grande porte é reabastecido em voo enquanto transporta um avião de caça F-35. A descrição pode parecer estranha, mas foi exatamente isso que aconteceu nos Estados Unidos na quarta-feira (24), em uma operação conduzida pelo Corpo de Fuzileiros Navais (USMC), usando seu mais novo helicóptero, o CH-53K King Stallion. 

Não foi a primeira vez que a nova aeronave de grande porte içou um F-35. Aliás, em 2023 o mesmo CH-53 fez “voltar a voar” a mesma fuselagem do jato stealth, especificamente o F-35C CF-1, primeiro protótipo da variante naval do jato de 5ª geração. Desta vez, os Fuzileiros foram além, e o helicóptero pesado foi reabastecido em voo por um KC-130 Hércules, enquanto transportava o jato. 

Confira as imagens no vídeo abaixo: 

Os militares transportaram o F-35 da base de Patuxent River para o Departamento de Protótipo, Fabricação e Teste (PMT) da Divisão de Aeronaves do Centro de Guerra Aérea Naval (NAWCAD) Lakehurst, Nova Jersey. Lá, o avião será usado em futuros testes de sistemas de recuperação de emergência. O reabastecimento em voo ocorreu sobre o mar, para evitar o sobrevoo em áreas ocupadas. 

Em desenvolvimento desde 2006, o CH-53 King Stallion é o substituto do CH-53E Super Stallion, principal helicóptero de transporte pesado do USMC. A aeronave voou pela primeira vez em 2015, mesmo ano em que os Fuzileiros esperavam obter sua Capacidade Operacional Inicial, algo que tem sido postergado desde então. 

A organização quer adquirir 200 CH-53K, cuja produção plena já foi aprovada pela Marinha. Capaz de içar 16,3 toneladas, é o helicóptero de rotor principal único mais potente na frota dos EUA.

As capacidades avançadas do novo helicóptero serão cruciais para as futuras operações aéreas dos Fuzileiros Navais, especialmente no Pacífico em possíveis conflitos com a China. Motores potentes, cada um gerando 7.500 libras no eixo, juntamente com pás de rotor construídas com materiais compósitos aprimorados, garantem desempenho ideal em condições de alta temperatura e altitude.  

O CF-1, por sua vez, foi o primeiro protótipo de desenvolvimento para o F-35C. Enquanto o F-35A pousa em pistas asfaltadas e o F-35B pousa e decola verticalmente, a versão C é projetada para uso em porta-aviões. Esta variante possui asas maiores, trem de pouso reforçado e gancho de cauda para pousar a bordo dos navios. O modelo foi usado entre 2010 e 2016 e acumulou mais de 750 horas de voo em atividades de testes, como reabastecimento em voo e emprego de armamentos internos e externos. 
 

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: CH-53, Estados Unidos, F-35, Fuzileiros Navais