Advertisement

Imagens: mais novo helicóptero dos EUA iça caça F-35

F-35 CF-01, primeiro protótipo do caça stealth de 5ª geração, foi içado pelo helicóptero pesado CH-53K King Stallion durante treinamento ds Fuzileiros Navais. Foto: USMC.

Um protótipo do caça stealth F-35 Lightning II voltou a voar, mas com a ajuda do mais novo helicóptero pesado dos Estados Unidos, o CH-53K King Stallion. Como parte de um exercício dos Fuzileiros Navais dos EUA (USMC), o helicóptero içou a aeronave, aparentemente desativada. 

O treinamento ocorreu em 13 de dezembro do ano passado, na Estação Aeronaval de Patuxent River, mas as imagens só foram divulgadas nesta segunda-feira (23). O F-35C CF-01, primeiro protótipo da versão naval do caça de 5ª geração, foi levantado por um CH-53K do Operational Test and Evaluation Squadron One (VMX-1). 

CH-53K é o mais novo helicóptero militar dos EUA, capaz de içar pouco mais de 16 toneladas, suficiente para suspender um F-35. Foto: USMC.
CH-53K é o mais novo helicóptero militar dos EUA, capaz de içar pouco mais de 16 toneladas, suficiente para suspender um F-35. Foto: USMC.

As imagens mostram militares do 24º Batalhão de Logística de Combate do USMC preparando a aeronave para a operação, com a instalação de pontos de içamento no dorso da aeronave.

“O CLB-24 conduziu operações de içamento externo com uma equipe de suporte de helicóptero para desenvolver táticas, técnicas e procedimentos de utilização do CH-53K King Stallion enquanto o Corpo de Fuzileiros Navais se moderniza e se prepara para responder globalmente a crises ou contingências emergentes”, dizem os Fuzileiros.

Fuzileiros preparando o caça F-35 para içamento. Foto: USMC.
Fuzileiros preparando o caça F-35 para içamento. Foto: USMC.

O treinamento marcou a primeira vez que um F-35 foi içado por um helicóptero, embora não seja o “primeiro rodeio” para o CH-53. Em setembro de 2021 a aeronave resgatou outro helicóptero, um MH-60S Knighthawk acidentado na encosta de uma montanha. 

Em desenvolvimento desde 2006, o CH-53 King Stallion é o substituto do CH-53E Super Stallion, principal helicóptero de transporte pesado do USMC. A aeronave voou pela primeira vez em 2015, mesmo ano em que os Fuzileiros esperavam obter sua Capacidade Operacional Inicial, algo que tem sido postergado desde então. 

Foto: USMC.

A organização quer adquirir 200 CH-53K, cuja produção plena já foi aprovada pela Marinha. Cerca de 18 helicópteros já foram fabricados. Capaz de içar 16,3 toneladas, é o helicóptero de rotor principal único mais potente na frota dos EUA.

Conforme observa o The War Zone, o F-35C fabricado pela Lockheed Martin, usado pela Marinha dos EUA e pelo USMC, tem um peso vazio de 15,7 toneladas. Dado que o F-35C CF-01 levantado pelo CH-53K está pelo menos parcialmente desmontado, sem as pontas das asas e o motor, o peso do jato teria sido menor do que esse valor.

Confira mais imagens do “voo especial” do F-35 na galeria abaixo.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: CH-53K, F-35, usaexport, USMC