O primeiro Airbus A330-900neo da Azul decolou há pouco para Orlando, cumprindo seu primeiro voo internacional a partir de Viracopos, em Campinas.

Você pode acompanhar o voo pelo FlightRadar24 Clicando Aqui. A aeronave tem previsão de pouso no destino americano às 18h15 (hora local). O voo da volta também será cumprido com o avião recém incorporado à frota da Azul. 

O avião é equipado com uma cabine com três classes diferentes que acomodam 34 passageiros na Business, 96 na Econômica Xtra e 168 na classe econômica. Isso representa uma expansão na oferta de assentos nesta rota, visto que o A330-200, que fazia esses voos até então, só tem 272 assentos.

A Azul reiterou que não planeja utilizar o A330neo de imediato em voos internacionais partindo de Belo Horizonte e Recife. Anteriormente a Azul realizou dois voos entre Viracopos e Recife com o A330neo, o primeiro foi no dia 1º de junho, e especialmente acompanhado pela equipe do Portal Aeroflap, que lançará um vídeo completo ainda nesta sexta-feira.

“É com muita alegria que estamos operando hoje o primeiro voo internacional do nosso A330neo. Vê-lo voando pelos céus do Brasil e do exterior é um marco na história da Azul e da aviação continental, consolidando mais um passo em nosso plano de renovação de frota. Além de proporcionar maior conforto para nossos Clientes, esses aviões irão também fortalecer a nossa malha internacional nos Estados Unidos e Europa, assim como permitirá que exploremos novos destinos”, afirma John Rodgerson, presidente da Azul.

Quando anunciou a encomenda, a Azul afirmou que o A330-900neo seria importante para fortalecer a malha internacional da companhia para os Estados Unidos e Europa e que tinha um consumo de combustível por assento 14% menor que o atual modelo da aeronave (o A330-200 que a companhia utiliza).

A previsão é de que o primeiro voo internacional com o A330-900neo para Portugal seja realizado no próximo dia 21 de junho, de Campinas para Lisboa.


 

O Airbus A330neo

Equipado com motores Rolls-Royce Trent 7000, o A330neo é oferecido às companhias aéreas em duas versões, o A330-800neo e o A330-900neo.

O Trent 7000 da Rolls-Royce é o único motor disponível para o A330neo, com o dobro da relação de bypass do Trent 700 que alimenta o A330ceo, a Rolls-Royce disse que o Trent 7000 reduz o consumo de combustível em até 10%, com todas as alterações a redução deverá ser de 15%, em relação à geração anterior.

O A330neo também é equipado com o novo interior Air Space da Airbus, preparado exclusivamente para essa nova geração do A330neo.

A Airbus já registrou 235 pedidos firmes para o A330neo. No Brasil a Azul encomendou 5 unidades do A330-900neo.