Azul

A Azul Linhas Aéreas tem o planejamento de iniciar em breve a construção de mais um novo hangar no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

A informação foi compartilhada em uma entrevista do Portal Aeroflap com Antonio Eick, Gerente Geral Manutenção de Aviões da Azul, e Jorge Marques, Gerente de Manutenção de Aeronaves da Azul.

De acordo com as informações apresentadas na entrevista, o novo hangar será para somente uma aeronave, e contará com adaptações para a realização da pintura completa de um avião. 

O hangar de pintura ainda não tem uma previsão para a conclusão das obras. A construção será realizada nas proximidades da UniAzul, também localizada no sítio do Aeroporto de Viracopos.

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo:

O hangar de manutenção da Azul em Campinas é atualmente o maior de uma companhia aérea nacional. O local tem capacidade para receber oito aviões da família A320neo, ou dois A330neo juntamente com aviões A320neo ou E-Jet/ATR.

A área de manutenção tem um amplo vão livre com 170 metros de comprimento por 90 de largura. Além disso, há diversas oficinas, como citadas na entrevista, sendo que há uma adaptada para a realização de pintura de componentes, como a carenagem e peças do avião, primeiro passo antes da construção do hangar de pintura.

O prédio de 35 mil m² está localizado em uma área de 100 mil m² dentro do terminal de Viracopos, principal hub da Azul. Nas proximidades do hangar, ou dentro dele, a Azul já conta com uma oficina de estruturas, uma oficina de baterias, além de outra oficina para manutenção de rodas e pneus.

Boeing 737F da Azul foi um dos primeiros a passar por reparos estruturais no hangar da companhia em Viracopos.

Além do hangar em Campinas, a Azul conta outro centro de manutenção no aeroporto de Pampulha, em Belo Horizonte. Em Minas, as aeronaves modelo ATR 72-600, os jatos da Embraer e os A320neo passam por manutenções completas a cada dois anos, em média.

Os hangares do Aeroporto da Pampulha também podem receber uma aeronave para realizar o serviço de pintura.

 

Agradecemos a toda equipe da Azul pela visita ao hangar.

A entrevista foi realizada pelo Rodrigo Rott, Diretor Administrativo do Portal Aeroflap.