Advertisement

B-21: Northrop e Força Aérea dos EUA divulgam novas imagens e anunciam testes de motor

Imagem mostra o jato B-21 em frente ao hangar da Northrop Grumman.

O General Charles Q. Brown, comandante da Força Aérea dos EUA (USAF) divulgou na última terça-feira (12) novas imagens do bombardeiro stealth B-21 Raider. Ao mesmo tempo a Northrop Grumman, fabricante do avião “invisível aos radares”, anunciou o início dos testes dos motores da mais nova aeronave de combate estadunidense.

As imagens foram registradas em 31 de julho deste ano mas divulgadas somente agora, quase dois meses depois. Elas mostram o B-21 nas instalações da Northrop em Palmdale, Califórnia, onde o modelo é desenvolvido e testado. A foto mais interessante mostra o Raider de lado, em ângulo não visto até agora, dando mais detalhes do avião. Desde o seu lançamento em 2022, o B-21 só havia sido visto de frente. 

B-21 em frente ao hangar da Northrop Grumman.
Nova imagem mostra o bombardeiro de lado, dando mais detalhes e ideia de tamanho da aeronave furtiva. Foto: USAF.

Segundo a USAF e a Northrop, seis B-21 estão em produção em Palmdale.  O secretário da Força Aérea, Frank Kendall, disse à mídia que ainda tem esperança de que o jato faça seu primeiro voo ainda esse ano, mas não confirmou, ressaltando que “podem haver surpresas”. “Se eu dissesse que sim, estaria fazendo uma previsão muito específica. E nunca faço isso em relação a um programa de aquisição para algo que ainda não aconteceu”, afirmou. 

Conforme observado pelo The War Zone, as fotos fornecem mais informações sobre o B-21. Antecipando o início dos testes em voo, o modelo já recebeu uma sonda de dados, de cor laranja, instalada no lado esquerdo da fuselagem.

Assim como seu predecessor, o B-2 Spirit, o Raider possui sensores de dados aéreos instalados nas laterais da fuselagem. Estes dispositivos são fundamentais para o voo estável e controlado do modelo, fornecendo informações ininterruptas aos computadores de voo. 

O tamanho pequeno das janelas (ainda menores que nas artes divulgadas pela força aérea) indicam que a visibilidade dos pilotos será bem limitada. Ao mesmo tempo, sugere que o cockpit pode ser bem alto. 

B-21 dentro do hangar da Northrop, com funcionários ao lado observando o avião.
Foto: USAF.

A aeronave já recebeu as marcações militares, com a matrícula 0001, brasões de unidades da USAF e as letras ED nas portas do trem de pouso principal. As letras são o indicativo da Base Aérea de Edwards, onde serão realizados os testes em voo. 

B-21 começou testes de motores

No mesmo dia em que a força aérea divulgou suas próprias imagens, a Northrop Grumman confirmou em nota que os testes de motor do avião já começaram.

“A Força Aérea dos EUA anunciou hoje que o B-21 Raider iniciou o funcionamento do motor como parte de seu programa de testes de solo nas instalações da Northrop Grumman em Palmdale, Califórnia. Os testes de motores são um marco essencial para o programa, à medida que a primeira aeronave de sexta geração do mundo continua no caminho dos testes de voo.”

Seguindo o movimento da USAF, a companhia também divulgou uma nova imagem do modelo. “O primeiro voo do B-21 continuará sendo um evento baseado em dados monitorado pela Northrop Grumman e pela Força Aérea dos Estados Unidos”, detalhou a empresa.

B-21 nas instalações da Northrop Grumman.
Foto: Northrop Grumman.

O B-21 Raider está previsto para entrar em operação a partir de 2026, substituindo os bombardeiros B-1B Lancer e B-2A e operando ao lado do veterano B-52 Stratofortress. A USAF pretende adquirir mais de 100 aeronaves, formando, ainda uma família de sistemas baseada no novo avião. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: B-21, Northrop Grumman, stealth, usaexport, USAF