Advertisement

B-21 Raider, novo bombardeiro “invisível” dos EUA, será revelado em dezembro

Futuro bombardeiro estratégico dos EUA B-21 RAIDER USAF

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) revelou nesta terça-feira (20) que o primeiro B-21 Raider será mostrado ao público na primeira semana de dezembro. O modelo é o mais novo bombardeiro stealth da organização. O primeiro voo deve ocorrer em 2023. 

A informação foi revelada por Andrew Hunter, chefe de aquisições da USAF, em uma conversa com jornalistas durante a Air and Space Forces Association’s Air, Space & Cyber, em Washington.

Hunter não deu uma data exata para o evento, limitando-se a dizer que ocorrerá nas instalações da Northrop Grumman, fabricante do B-21, em Palmdale, Califórnia. “Ainda estamos trabalhando para definir todos os planos”, disse Hunter.

B-21 Raider EUA USAF Stealth invisível Northrop
Futuro bombardeiro estratégico dos EUA., B-21. Arte: USAF

Segundo o portal Defense One, a cerimônia de roll-out do novo bombardeiro “invisível aos radares” coincide com o Fórum de Defesa Nacional Reagan, quando dezenas de altos oficiais militares estarão na Califórnia.

A Northrop afirmou há alguns meses que já tem seis bombardeiros em produção. Randall Walden, Diretor do Escritório de Capacidades Rápidas da USAF, disse em março que o primeiro B-21 já havia saído da linha de produção, afirmando à Air Force Magazine que o avião stealth “realmente parece um bombardeiro”

O B-21 Raider está sendo desenvolvido para substituir o bombardeiro supersônico B-1B Lancer. Ao mesmo tempo, a aeronave deverá complementar – e futuramente também substituir – o B-2 Spirit, atualmente o único bombardeiro furtivo em operação nos EUA, também fabricado pela Nortrhop.
Projeção artística de um B-2 Spirit junto de um B-21 Raider. Autor desconhecido.
Acredita-se que o Raider também terá capacidade de atuar em conjunto com enxames de drones, assim como a possibilidade de uma variante não tripulada. Antes de entrar em serviço, o B-21 passará por testes junto à USAF. As avaliações serão realizadas pelo 420º Esquadrão de Teste de Voo, na Base Aérea de Edwards, na Califórnia. 
 
Com informações de Defense One e Breaking Defense

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: B-21 Raider, EUA, stealth, usaexport