F-22 Raptor- Foto: USAF

A BAE Systems recebeu a certificação para seu transponder de identificação amigo ou inimigo (IFF) para o F-22 Raptor do escritório do programa AIMS do Departamento de Defesa. A integração da forma de onda do transponder IFF é parte de um contrato da Marinha dos EUA para atualizar o terminal do Sistema de Rádio Tático Conjunto do Sistema de Distribuição de Informações Multifuncionais (MIDS JTRS) para a Força Aérea dos EUA.

O transponder F-22 IFF da BAE Systems é integrado a um subsistema multicanal, que é compatível com o novo padrão criptográfico Modo 5 e programável com software em vez de hardware. Também é compatível com o equipamento aviônico da aeronave, que utiliza o Link 16 e formas de onda do sistema de navegação aérea tática.

F-22 Raptor- Foto da Força Aérea dos EUA

“Este é o primeiro sistema IFF da BAE Systems em um caça a jato de quinta geração”, disse Donna Linke-Klein, diretora de Sistemas Táticos da BAE Systems. “Esta certificação é um marco importante para nossa oferta MIDS JTRS e uma conquista incrível para nossos funcionários e clientes.”

A certificação da capacidade do Modo 5 Nível 2 neste transponder é uma etapa necessária no caminho para a certificação AIMS em nível de plataforma e a certificação da Federal Aviation Administration. O escritório do programa AIMS garante a interoperabilidade dos sistemas IFF usados ​​pelos EUA e forças aliadas.

O terminal MIDS JTRS com transponder IFF está em produção e passando por testes de solo e de voo a bordo da aeronave F-22, em preparação para a certificação em nível de plataforma. A liberação operacional para a frota está prevista para 2021.

 

Fonte: Bae Systems

DEIXE UMA RESPOSTA