Advertisement

Belarus quer comprar mais caças e mísseis antiaéreos da Rússia

Su-30SM Belarus Rússia

O Presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, revelou nesta terça-feira (22) que deve adquirir ainda mais armamentos da Rússia, como caças Sukhoi Su-30SM e mísseis antiaéreos.

Uma grande quantidade de tropas, veículos, aeronaves e tanques da Rússia também está presente em Belarus. Contudo, os dois países afirmam que se trata apenas de um exercício. Na última semana, as forças aéreas russa e belarussa treinaram a interceptação de aeronaves invasoras com seus caças Su-35 e Su-30SM. 

Segundo a agência de notícias russa TASS, Belarus também está considerando equipar suas tropas com sistemas de mísseis antiaéreos S-400 ‘Triumf’ de última geração, destacou Lukashenko.

“Nos próximos anos, estamos planejando comprar e entregar às tropas uma ampla gama dos armamentos mais avançados, incluindo aeronaves Su-30SM, dezenas de helicópteros e sistemas de mísseis terra-ar Tor-M2”, disse Lukashenko. num encontro festivo dedicado ao Dia do Defensor da Pátria e do Exército.

Atualmente a Força Aérea Belarussa possui quatro caças Su-30SM, com outros oito em encomendados. Estes são os aviões de combate mais modernos do país, que também conta com 39 caças MiG-29 Fulcrum e quase 70 jatos de ataque ao solo Sukhoi Su-25 Frogfoot. 

S-400 bateria Rússia
Bateria de mísseis S-400. Foto: Getty Images.

Belarus ainda não opera o sistema de defesa de longo alcance S-400, mas Lukashenko revelou em dezembro de 2021 que os militares belarussos já estão capacitados para empregar os mísseis após treinarem em um centro de instrução instalado no país. Atualmente os sistemas antiaéreos mais modernos de Belarus são os S-300, 9K37 Buk e Tor M2, todos de origem russa.  

O anuncio da intenção de compra reforça a parceria entre Moscou e Minsk. Contudo, ocorre ao mesmo tempo em que as tensões na Europa atingiram seu pico na tarde de ontem. O presidente russo Vladimir Putin reconheceu a independência de Luhansk e Donetsk, duas regiões separatistas dentro do território da Ucrânia. 

“Considero necessário tomar uma decisão muito atrasada: reconhecer imediatamente a independência e a soberania da República Popular de Donetsk e da República Popular de Luhansk”, disse Putin em comunicado à nação na tarde de ontem.

O líder russo também ordenou o envio de tropas de paz às duas regiões, ao passo que o Ocidente respondeu com uma série de sanções econômicas contra Moscou. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Belarus, Mísseis, Rússia, SU-30SM, Ucrânia, usaexport