Boeing 737 da Turkish Airlines precisa pousar em emergência após motor desligar em voo

por Aeroflap

No último dia 27 de setembro um Boeing 737-800 (TC-JZO) da Anadolujet mas operando pela Turkish Airlines, teve um incidente em voo, quando um motor CFM56 precisou ser desligado a cerca de 12000 pés.

Na ocasião a aeronave decolou de Kars, em um voo para Ancara (TK-7091), mas logo durante a subida para o nível de cruzeiro o motor esquerdo apresentou uma falha, após supostamente colidir com pássaros.

Os pilotos decidiram nivelar em 12000 pés e desligar o motor que estava falhando. Uma solicitação de emergência foi enviada para o controle de tráfego aéreo, e a aeronave voltou para Kars, pousando cerca de 30 minutos após a decolagem.

Em solo a equipe da Turkish Airlines decidiu cancelar o voo e alocar os passageiros em outra aeronaves. A manutenção fez uma inspeção na aeronave apontando os danos da foto abaixo no motor esquerdo.

Como podemos ver, as pás da turbina do motor esquerdo ficaram bastante danificadas devido à colisão com os pássaros, durante os primeiros minutos do voo. Um motor nesse estado precisa ser substituído por um outro motor com condições de uso.

 

Com informações de Aviation Herald.

Sair da versão mobile