Durante o Dubai Airshow, a Boeing mostrou ao mundo que apostará pesado na nova variante do 777 frente ao Airbus A350. Neste sentido, o fabricante norte-americano está cogitando em antecipar a versão de cargas do 777-X no lugar do 777–8.
Conforme publicado no site Simple Flying, os executivos da Boeing em Dubai ouviram de importantes clientes o interesse em adquirir a versão de cargas do 777-X, incluindo a Lufthansa, Emirates e a Qatar Airways.
Com os primeiros pedidos formais já anunciados por parte da Airbus para o A350F, a Boeing agora precisa ter um produto que responda à altura para manter a sua hegemonia no mercado de cargas.
Já a Airbus, aposta as suas fichas com os clientes que podem não esperar a conclusão do programa 777-X, ou que necessitem de maior urgência para a renovação das suas frotas cargueiras.
Com isso, a Boeing pode antecipar o lançamento do 777X-F no lugar do 777-8, versão de maior autonomia, visando mais pedidos para o 777-X.
Com o fim da fabricação do 747-F se aproximando, o 777-X deverá ser o carro-chefe da Boeing na sua produção de aeronaves de cargas, ainda que o 767-300F esteja em produção.
Contudo, o 777X-F poderá substituir diretamente os cargueiros 747-400F e MD-11F, e mais no futuro, o 747-8F, dependendo da companhia.
Atualmente, a Boeing comercializa o 777 Classic como cargueiro, com base no 777-200LR. Além disso, outras empresas também trabalham na conversão do 777-300ER para cargueiro.
Apesar dos rumores sobre uma versão de cargas, a Boeing ainda não disse quando lançará uma versão de cargas para o 777-X.
Com informações: Simple Flying
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.