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Boeing vai montar equipe de estudo para substituir avião E-3 AWACS

A Boeing recebeu um contrato da NATO Support and Procurement Agency (NSPA) para realizar um Estudo de Redução de Risco e Viabilidade de futuros conceitos de vigilância aérea, comando e controle.

O estudo de uma equipe da indústria liderada pela Boeing orientará os esforços de desenvolvimento de capacidades dos membros da aliança, antes da aposentadoria planejada do E-3 AWACS da OTAN em 2035.

Conhecido como AWACS devido ao seu código da OTAN, o E-3 é equipado com uma enorme antena giratória de pulso-Doppler com 9 metros de diâmetro na parte superior, e tem como foco missões onde a vigilância do espaço aéreo precisa ser realizada. Com base no Boeing 707, e com clássicos motores a jato de 1ª geração, a aeronave teve somente 34 unidades fabricadas desde a década de 70.

E-3 sobrevoando Nevada. Foto: USAF.

O E-3 AWACS pode detectar aviões voando de 400 a 650 km de distância, e fornecer em tempo real informações para bases em terra ou de aeronaves de combate em voo. Um substituto provavelmente terá as mesmas características, ou até mais avançadas.

“Estamos comprometidos em ajudar a OTAN e seus aliados a enfrentar os desafios de segurança em evolução”, disse Kim Stollar, diretor administrativo da Boeing, Assuntos Governamentais da UE e da OTAN. “A experiência combinada de engenharia e aeroespacial de nossa equipe garantirá a entrega de um conceito técnico que forneça os meios mais eficazes de atender às futuras necessidades de vigilância, comando e controle da OTAN.”

A Boeing uniu-se aos principais parceiros da indústria da OTAN por meio da equipe ABILITI para fornecer uma verdadeira experiência multinacional e multidomínio focada em sistemas de sistemas.

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“Estamos orgulhosos de fazer parte deste programa crítico que moldará as capacidades futuras da Aliança”, disse Maria Laine, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios Internacionais da Boeing. “A Boeing é uma parceira da OTAN há mais de 40 anos e esperamos fortalecer nosso relacionamento.”

A parceria ABILITI foi estabelecida em 2019 com Indra (Espanha), Leonardo (Itália), Inmarsat (Reino Unido) e Thales (França). Em 2019, a equipe ABILITI ganhou e executou com sucesso um contrato para o AFSC High-Level Technical Concept. 

A ABILITI agora se expandiu para apoiar as fases de estudo do AFSC com as adições do ESG Elektroniksystem-und Logistik-GmbH (Alemanha), Lufthansa Technik (Alemanha) e Mott MacDonald (Reino Unido).

 

 

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Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Boeing, E-3 AWACS, OTAN, usaexport