Bombardeiros B-52H da USAF participam de exercício com a Colômbia e com o Equador

Bombardeiros B-52H sendo escoltados por caças Kfair colombianos- Foto: USAF

Duas aeronaves B-52H Stratofortress da Força Aérea dos EUA participaram do “Escudo do Irmão”, um exercício liderado pela Força Aérea Colombiana, e do “UNITAS LXI”, um exercício liderado pela Marinha do Equador, no Área de responsabilidade do Comando Sul dos EUA . 8 de novembro.

Esta dupla missão começou bem antes da decolagem das tripulações do B-52H naquela manhã. Houve inúmeras teleconferências e reuniões de planejamento para coordenar os exercícios combinados de treinamento entre a Força Aérea dos Estados Unidos e os militares de nosso país parceiro.

O Escudo do irmão foi a primeira missão a ser concluída em comemoração ao 101º aniversário das Forças Aéreas da Colômbia. As tripulações do B-52H apoiaram os pilotos de caça Kfir da Força Aérea Colombiana no treinamento de interceptação ar-ar enquanto desenvolviam capacidades de interoperabilidade para aumentar a segurança hemisférica e a estabilidade regional de acordo com os padrões da OTAN entre os EUA e a Colômbia.

O Maj. Da Força Aérea dos EUA Angel Serna, 12º oficial da Força Aérea (Força Aérea do Sul) da Colômbia, explicou que o nome do exercício “Escudo do Irmão” se desenvolveu a partir do relacionamento próximo entre a Força Aérea dos EUA e a Força Aérea da Colômbia. Durante esta missão de treinamento, os Kfirs colombianos voaram em formação com os B-52Hs da Força Aérea dos Estados Unidos para protegê-los dos combatentes inimigos.

Bombardeiros B-52H sendo escoltados por caças Kfair colombianos- Foto: USAF

“Sempre que temos o privilégio de nos integrar com nossos aliados em uma integração de caça ou exercício naval, ficamos entusiasmados”, disse o Capitão da Força Aérea dos EUA Joshua Henry, piloto do 96º Esquadrão de Bombardeiros B-52H e líder da missão. “Identificamos muitas semelhanças na forma como os colombianos conduzem seu treinamento de interceptação, e trabalhar com o exercício UNITAS também se mostrou muito benéfico. Desenvolver ainda mais nossas táticas, técnicas e procedimentos com a marinha é sempre benéfico para nós, como jogadores da aviação, uma vez que isso não é algo que temos a oportunidade de treinar em uma base consistente com recursos navais em tempo real. ”

O UNITAS é um exercício naval anual realizado nas águas do Atlântico e Pacífico ao redor da América Central e do Sul. A Marinha do Equador sediou o exercício deste ano de 2 a 11 de novembro, com participantes de onze países. As tripulações do B-52 foram integradas e treinadas com forças combinadas para UNITAS para incluir a Marinha do Equador para fornecer uma capacidade de seleção de alvos dinâmica simulada para as forças navais.

“Nunca trabalhei com os militares colombianos ou equatorianos antes, mas sempre que nós, como comunidade, temos a oportunidade de trabalhar com nações parceiras, sempre aprendemos muito”, disse Henry. “A Colômbia e o Equador foram muito profissionais e muitas das nossas lições aprendidas foram desenvolvidas desde as etapas de planejamento.”

 

Fonte: USAF

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.