Foto: FAB/Divulgação.

Sargentos Bombeiros da Ala 10, localizada em Parnamirim (RN) participaram do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Avançado (CAPHA) entre os dias 10 e 28 de maio. A atividade teve como objetivo a capacitação dos militares para atuarem como líderes de resgate em ações de salvamento e atendimento de vítimas de acidentes aeronáuticos. 

O Instrutor Sargento Washington de Freitas Barbosa da Silva destacou a parte prática como ponto chave para o sucesso do treinamento. “São muitas variáveis em um atendimento. Então, se o aluno tiver condições de empregar os conhecimentos teóricos, sob pressão, na cena do acidente, isso vai indicar que o atendimento será de excelência”, disse.

Foto: FAB/Divulgação.

Participante do treinamento, a Sargento Caren Fraga da Silva, do Campo de Provas Brigadeiro Velloso, sediado em Novo Progresso (PA), reportou que o exercício simulado foi de grande importância. “A atividade nos aproxima da realidade de um atendimento sob pressão e estresse, testando nossa capacidade de atender às vítimas”, relata.

Ao final da instrução, os militares foram submetidos a uma simulação de acidente aeronáutico envolvendo múltiplas vítimas com diversas necessidades de atendimento, explica a FAB. 

O Coordenador do Curso, Tenente Especialista Bombeiro da Aeronáutica Rogério Bernardo da Silva, explicou que o preparo também objetiva propagar conhecimento. “Esses militares, no caso de uma ocorrência real, estão preparados para aplicarem os conhecimentos adquiridos. Além disso, poderão atuar na Força Aérea Brasileira (FAB) como instrutores de outros militares”, finaliza.

Foto: FAB/Divulgação.