A British Airways já iniciou essa semana oferecendo uma nova opção tarifária para voos entre o Brasil e a Europa, a nova “Basic Economy”, já famosa em voos transatlânticos e que agora chega na rede de voos de longa distância da companhia.

Essa nova tarifa se destaca por ter um valor um pouco mais baixo, porém não permite o despacho de malas, reembolso da passagem ou a marcação de assentos, itens cobrados a parte para quem opta por esse modelo de tarifa.

Em compensação o passageiro pode incrivelmente levar uma mala de mão de 23kg nessa categoria, algo também válido para os demais clientes da Classe Econômica. Caso você não queira ter esse incômodo de carregar sua mala, ou precisa despachar duas malas, o valor adicional para essa tarifa é de US$ 120 por unidade, com franquia de até 23 kg.

Já sobre a marcação de assentos a notícia é ruim para os clientes, a escolha é do sistema e realizada na hora do check-in, ou seja, o passageiro fica com a sobra dos assentos da aeronave e sem a opção de escolher pela janela ou corredor, em uma viagem com a família isso inviabiliza que todos fiquem na mesma fileira, mas há uma prioridade para que passageiros com menos de 12 anos fiquem na companhia de seus pais.

Atualmente a Air Europa, Iberia e TAP aplicam essa filosofia de cobrar pela bagagem despachada em suas tarifas mais básicas para voos com destino ou saindo do Brasil.