British Airways A318 BabyBus
Foto: British Airways

O BabyBus, apelido pelo qual o Airbus A318 é conhecido, encerrou definitivamente a sua carreira na British Airways, que utilizava o pequeno avião para fazer uma importante rota entre dois países.

A companhia britânica aposentou o avião no ano passado, quando suspendeu a operação da rota Londres – Nova York realizada em classe totalmente executiva. A decolagem ocorria do Aeroporto London City, bem no centro de Londres, e o pouso no Aeroporto John F. Kennedy.

Antes do A318, a rota era feita pelos Concordes, que tiveram sua aposentadoria no início dos anos 2000.

O Airbus A318 é conhecido mundialmente pelo seu tamanho e carinhosamente apelidado de ‘Baby Bus’, o menor Airbus já construído. Entretanto, o avião tem uma boa capacidade de fazer viagens mais longas devido ao seu menor peso, em comparação com outros aviões da família A320.

British Airways, Airbus A318, Aposentadoria
Foto: British Airways

Esse modelo especifico para a empresa carregava apenas 32 passageiros e todos na classe executiva.

No entanto, a companhia realizou o último voo mesmo com a aeronave de matrícula G-EUNA. O avião estava estocado em Madri desde o ano passado, e fez um voo da Capital da Espanha para Twente, em Enschede, na Holanda.

Em Twente a aeronave será desmontada para o reaproveitamento de peças, e o ciclo será finalmente encerrado na British Airways, que utilizou estes curiosos aviões para operar uma rota executiva durante muitos anos.

britishairways_a318

Como despedida, o babybus pelo menos sobrevoou o Reino Unido durante suas últimas horas de vida, fazendo uma longa rota. Você pode conferir um pouco mais na imagem acima.