Aeroporto de Brasília Aeroportos
Foto: Inframerica/Felipe Menezes

Em novo levantamento de buscas por passagens aéreas realizado pelo metabuscador de viagens KAYAK, é possível constatar que, apesar do aumento significativo dos preços, o mês de julho ainda é um momento sagrado para o brasileiro aproveitar as férias escolares e fazer as malas para explorar novos horizontes.

A pesquisa mostra que em 2022 a variação do volume de buscas por voos internacionais para Londres, na Inglaterra, teve um aumento de 99% comparado com 2019, enquanto Lisboa, em Portugal, subiu 91% e está no topo dos 10 destinos mais buscados por brasileiros para julho, mesmo com a subida de 68% no preço médio do bilhete.

Já os viajantes que procuram por um destino mais acessível também podem comemorar uma vez que, para Buenos Aires, na Argentina, o preço médio do bilhete, comparado com três anos atrás, é o mais em conta da lista de mais buscados, a R$ 2.023, apesar do aumento de 25% no preço médio, enquanto o volume de buscas cresceu 69%.

O preço médio de bilhetes para Orlando, nos EUA, foi o que menos subiu nessa comparação, apenas 4%, e teve um aumento de 34% no volume de buscas.

Já para os voos domésticos, a variação do preço mostra baixa de valores em alguns destinos e a pesquisa ajuda o brasileiro que planeja viajar, mas quer garantir boas ofertas comparando com 2019.

O Nordeste, destaque frequente nos rankings de destinos mais buscados, é uma opção atraente para quem quer ir em busca do calor, e aponta Salvador, na Bahia, com queda de -12% no valor das passagens e aumento de 68% no volume de buscas. Recife, em Pernambuco, também surpreende com baixa de -4% na variação do preço médio das passagens e um aumento de 63% na variação do volume de buscas.

Outras cidades no Nordeste que apresentaram queda no preço médio da passagem foram Natal (-11%) e Porto Seguro (-3%), mesmo tendo aumento no volume de buscas: 89% para Natal e 75% para Porto Seguro.

Porto Alegre, para quem prefere as temperaturas frias do Sul, teve o maior aumento no volume de buscas (108%), enquanto o preço médio das passagens subiu 19%.

Para aqueles que já estão planejando suas viagens de 2022 e têm um orçamento pré-definido, o KAYAK disponibiliza a ferramenta Explore, que dá sugestões de lugares possíveis dentro de uma estimativa informada.

Basta inserir o valor e a cidade de origem e o KAYAK indica as opções que se encaixam dentro do perfil que o usuário procura. Também há filtros para personalizar ainda mais a busca, como tipo de viagem, número de escalas e tempo de duração do voo.

Além disso, é possível configurar um Alerta de Preços, gratuitamente, para não perder uma oferta. Basta pesquisar o itinerário de preferência na aba Voos. Quando a página de resultados abrir, no canto superior esquerdo é possível habilitar a opção “Acompanhar Preços”, informando um e-mail, que passará a receber avisos automáticos de variações de preços.

O Alerta de Preços, além de informar a variação do valor dos bilhetes, faz uma recomendação caso seja a hora certa de comprar a passagem ou se esperar por preços menores é a melhor alternativa.