Caça Gripen E da FAB decola nesta quinta-feira de Navegantes (SC)

SAAB Gripen E- Foto/Divulgação: SAAB

Nesta próxima quinta-feira (24/09) o novo caça da Força Aérea Brasileira, o Gripen E, deve decolar do Aeroporto de Navegantes, rumo às instalações da Embraer-Saab em Gavião Peixoto (SP).

Este será o primeiro voo da aeronave no Brasil.

A decolagem deve ocorrer no início da tarde, às 13h00, de acordo com informações da FAB, após alguns testes adicionais nesta aeronave. Hoje (23/09) o Gripen E realizou alguns testes após chegar de navio no Porto de Navegantes, taxiando no aeroporto para verificar os sistemas do caça.

Em Gavião Peixoto, o Gripen E vai continuar os testes iniciados na Suécia, isso porque nesta cidade no interior paulista funciona um dos departamentos do Gripen no Brasil, que é coordenado pela SAAB e pela Embraer.

O segundo departamento é a Saab Aeronáutica Montagens (SAM), que funciona em São Bernado do Campo-SP. Nesta unidade são produzidas algumas partes do caça, como do cone de cauda, freios aerodinâmicos, caixão das asas e etc.

O caça será apresentado oficialmente, em Brasília-DF no dia 23 de Outubro, data comemorativa ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.

O Brasil terá 36 caças Gripen E/F, que serão designados pela FAB como F-39. Os caças ficarão sediados na ALA 2, em Anápolis (GO), sob responsabilidade do 1º Grupo de Defesa Aérea.


Cockpit do caça Gripen NG da FAB. A tela é produzida no Brasil, até para os caças suecos. Foto: FAB

Um dos pontos fortes da compra do caça é a transferência de tecnologia, ou seja o Brasil vai aprender a construir o caça, tanto que uma parcela destes 36 serão construídos no Brasil, sendo que essa etapa já começou.

Os Gripen E/F substituirão aos poucos as unidades do F-5EM/FM e do A-1 AMX, padronizando a frota e melhorando a capacidade de combate da FAB.

 

DEIXE UMA RESPOSTA