Foto: Lukas Henrique.

Os dois primeiros caças Eurofighter Typhoon da Força Aérea do Kuwait (KAF) fizeram seus primeiros voos na última sexta-feira (15) a partir das instalações da Leonardo em Caselle, perto da cidade de Turin, no noroeste da Itália. 

Os dois caças, ambos de dois assentos (biplace), receberam as matrículas civis CSX55243 e CSX55244, mas serão registrados como KT001 e 002 quando entrarem em serviço militar, aponta o The Aviationist

As aeronaves foram registradas pelos spotters Alessandro Maggia e Lukas Henrique. No estabilizador vertical, os jatos ostentam a bandeira do Kuwait e a insígnia da Força Aérea Kuwaitiana. Nas asas, carregam dois mísseis ar-ar AIM-9 Sidewinder de manejo (inertes). 

O Typhoon kuwaitiano com o registro CSX55243 taxiando em Caselle. Foto: Alessandro Maggia

Em abril de 2016, o Kuwait assinou o contrato de 8 bilhões de euros, adquirindo 28 caças Typhoon, sendo 22 de um assento e seis biplaces. Os jatos serão equipados com a primeira versão do radar CAPTOR-E, de varredura eletrônica ativa (AESA), chamado ECRS Mk.0, o Pacote de Melhorias Fase 3b (P3Eb), que traz capacidades multimissão ao caça, e integração com o pod de identificação e pontaria Sniper Advanced Targeting Pod, da Lockheed Martin. 

As primeiras aeronaves devem chegar ao país em 2023, mas não se sabe se os planos originais foram mantidos ou alterados. Quando receber seus jatos, o Kuwait se tornará o 8º operador do Typhoon, juntando-se à Itália, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Arábia Saudita, Áustria e Omã. 

Primeiro voo do Typhoon kuwaitiano com o registro CSX55244. Foto: Lukas Henrique.

A KAF também adquiriu 28 caças F/A-18E/F Super Hornet da Boeing, seguindo o mesmo padrão de 22 aviões monoposto (F/A-18E) e seis biplace (F/A-18F), com opções para mais 16 aeronaves. Os jatos tem com base o upgrade Block III que a própria Boeing vai realizar nos Super Hornets da Marinha Americana.

A venda foi aprovada pelo Departamento de Estados dos EUA ainda em 2016 e é avaliada em US$ 2.7 bilhões. Em setembro, a fabricante anunciou que completou a entrega das 28 aeronaves à US Navy, que deverá então repassar os caças à KAF. 

Desde que aposentou seus caças Dassault Mirage F1 e Douglas A-4KU Skyhawk (vendidos para a Marinha do Brasil), a KAF tem operado o F/A-18C/D Hornet. Segundo a Flightglobal, possui 27 F/A-18C e sete F/A-18D em operação. 

Foto: Alessandro Maggia via The Aviationist.

O Portal Aeroflap agradece os fotógrafos Lukas e Alessandro pela contribuição. Confira seus perfis no JetPhotos clicando aqui e aqui

DEIXE UMA RESPOSTA