• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Casa da Moeda lança medalha para celebrar 80 anos do Senta a Púa

Casa da Moeda lança nesta segunda-feira (18) moeda comemorativa dos 80 anos do 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB, o Senta a Púa. Imagem: Casa da Moeda/Divulgação.
Casa da Moeda lança nesta segunda-feira (18) moeda comemorativa dos 80 anos do 1º Grupo de Aviação de Caça da FAB, o Senta a Púa. Imagem: Casa da Moeda/Divulgação.

O Clube da Medalha da Casa da Moeda do Brasil lança, nesta segunda-feira (18), uma medalha especial para celebrar os 80 anos do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira (FAB). Conhecido mais pelo seu grito de guerra, Senta a Púa, do que pelo nome Jambock, o esquadrão é famoso por ter lutado na Segunda Guerra Mundial com os caças P-47 Thunderbolt. 

O 1º GAvCa foi criado há exatos 80 anos pelo decreto Decreto-Lei n 6123, sob comando do então Major Aviador Nero Moura. Todo seu efetivo era composto de militares voluntários, que antes de seguirem para a Itália passaram por treinamento no Panamá e Estados Unidos. 

No conflito, foram 445 missões e mais de 6100 horas de voo em combate desde a primeira missão do grupo em outubro de 1944 até o final da guerra em maio de 1945. No retorno para o Brasil, o esquadrão ficou sediado na Base Aérea de Santa Cruz (RJ), onde segue até hoje, operando os caças F-5 Tiger II. 

Para comemorar as oito décadas do Senta a Púa, a Casa da Moeda criou uma medalha especialmente para a ocasião. A medalha tem vários detalhes nas duas faces. No anverso, ao centro, o P-47 é destaque com uma explosão ao fundo. Acima do caça, aparece o numeral 80 formado por uma placa de metal perfurada, representando o número 8, e o emblema do esquadrão como o número 0. Entre os números, uma explosão de Flak. Do outro lado, um piloto com traje de voo da época, observa um P-47 e um F-5, que segundo a Casa da Moeda, simbolizam o passado e o presente do Grupo de Caça.

Versão prata da medalha de 80 anos do Senta a Púa.

Casa da Moeda/Divulgação.

Versão bronze da medalha de 80 anos do Senta a Púa.

Casa da Moeda/Divulgação.

O item está disponível em duas versões, bronze e prata, e pode ser adquirido pelo site do Clube da Medalha do Brasil. A versão bronze custa R$ 145,00, enquanto a prata pode ser adquirida por R$ 595,00. 

Com informações de Clube da Medalha 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.