Chefe dos pilotos de teste da SAAB diz que foi “uma honra” fazer o primeiro voo do Gripen F-39 no Brasil

Gripen E voando no espaço aéreo brasileiro- Foto/Divilgação: Sgt Johnson Barros/FAB

O chefe dos pilotos de teste da SAAB, Marcus Wandt, falou um pouco sobre o primeiro voo do Gripen F-39E no Brasil. O voo do caça da FAB aconteceu na quinta-feira (24).

A SAAB escolheu o piloto mais experiente no Gripen E para o voo inaugural do F-39E, que aconteceu na semana passada. Foi o Marcus Wandt que fez o voo no primeiro de Gripen E, que aconteceu na Suécia.

“De acordo com Marcus o voo aconteceu conforme o esperado e muito bom voar no espaço aéreo brasileiro”. Marcus Wandt ainda disse que “foi uma verdadeira honra voar o Gripen F-39 pela primeira vez no Brasil”.

O caça decolou de Navegantes (SC) e seguiu para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen, localizado na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), onde vai passar por vários testes necessários para ganhar sua certificação.

A partir de 2021 as primeiras unidades operacionais do Gripen chegam para Força Aérea Brasileira na ALA-2, em Anápolis-GO. O local será a sede das 36 unidades do mais novo vetor de defesa aérea da FAB.

O F-39E tem previsão de ser apresentado oficialmente, em Brasília-DF no dia 23 de Outubro, data comemorativa ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira.

 

DEIXE UMA RESPOSTA