Advertisement

Chega aos Estados Unidos o primeiro F-5 ex-Suíça para modernização

Caça F-5 da Suíça foi levado aos EUA a bordo de um C-130 Super Hércules. Foto: NAVAIR.

O primeiro de 22 caças F-5 Tiger II ex-Força Aérea Suíça chegou aos Estados Unidos no dia 21 de março, anunciou a Marinha dos EUA. A aeronave foi adquirida como parte do programa ARTEMIS, e será modernizada para uso em treinamento de combate aéreo. 

O F-5E repatriado foi transportado da Suíça para os Estados Unidos a bordo de um C-130J Super Hércules do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. O turboélice de carga pousou com o caça parcialmente desmontado na sede da empresa Tactical Air Support (TAC AIR), em Jacksonville, na Flórida. Lá, a aeronave passará por inspeções e um processo de modernização, resultado do Programa Avionics Reconfiguration and Tactical/Modernization for Inventory Standardization (ARTEMIS)

“A expansão do programa F-5 garante o sucesso futuro no treinamento de aviadores da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais”, disse o capitão Greg Sutton, gerente de programa do Escritório de Programas de Aeronaves Especializadas e Comprovadas (PMA-226).

Em 2020, a Marinha adquiriu 16 F-5E e seis F-5F Tiger II dos estoques da Suíça, que está aposentando sua frota de F-5. O ARTEMIS visa o reforço da frota de caças F-5 da Marinha e Fuzileiros dos EUA. As veteranas aeronaves, cuja produção foi encerrada ainda nos anos 1980, são usadas como aggressor/adversary, servindo como inimigos em instruções de combate aéreo para pilotos de caça. 

Estocados na Suíça, 22 caças F-5E/F Tiger II foram vendidos de volta aos Estados Unidos, onde serão modernizados. Foto: VSB Suíça.
Estocados na Suíça, 22 caças F-5E/F Tiger II foram vendidos de volta aos Estados Unidos, onde serão modernizados. Foto: VSB Suíça.

Antes da repatriação dos aviões, a RUAG AG – subcontratada da TAC AIR no programa ARTEMIS – realiza a primeira fase do projeto com inspeção, manutenção, substituição de componentes estruturais dos F-5 e modificação e revisão de motores, explica o Comando de Sistemas Aeronavais.

O trabalho nas instalações da TAC AIR é a segunda fase do Programa. As inspeções, manutenção e reparos da aeronave continuam enquanto integram um novo glass cockpit, aviônicos modernos e outras modificações de segurança.

Com a modernização, os ‘novos’ F-5 terão um painel panorâmico e compatibilidade com mira montada no capacete. Assim, serão capazes de emular ameaças aéreas modernas, fortalecendo o treinamento dos aviadores navais. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Estados Unidos, F-5, modernização, Suíça