Advertisement

Chile agora conta com dois aviões-radar Boeing E-3D Sentry, que eram do Reino Unido

E-3D Sentry Chile

Na sexta-feira, 19 de agosto, na Base Aérea Pudahuel da 2ª Brigada Aérea, com a presença da Ministra da Defesa Nacional Maya Fernández Allende; o Comandante em Chefe da Aeronáutica, General da Aeronáutica Arturo Merino Núñez; e da Embaixadora Britânica no Chile Louise De Sousa, foi realizada a cerimônia de incorporação da aeronave Boeing E-3D Sentry Mk1.

Os Boeing E-3D Sentry foram comprados pela Força Aérea do Chile através de uma parceria entre o Reino Unido e o governo chileno. Dentre as modificações que a RAF solicitou em seus E-3D estão a adição de uma sonda de reabastecimento em voo, pods de medidas de suporte eletrônico (ESM) nas pontas das asas, aumento das capacidades de patrulha marítima, datalink, rádios e outros. 

A incorporação destes sistemas de armas permitirá à Força Aérea Chilena substituir a aeronave Boeing EC-707 “Cóndor”, que esteve em operação por mais de 25 anos e foi descomissionada após o término de sua vida útil operacional.

O EC-707 Condor da Força Aérea Chilena, que está sendo aposentado. Foto: Hippocamelus (CC BY-SA 3.0)

O ministro da Defesa Nacional considerou a incorporação desta capacidade como uma excelente notícia, “muito importante para o Chile, para a defesa de nossa soberania e também porque dará apoio vital em outras tarefas em tempos de paz”.

Enquanto isso, o Comandante-em-Chefe da FACh indicou que “hoje é um dia muito importante para a Força Aérea do Chile, porque recuperamos uma capacidade que havíamos perdido com o avião Condor, que foi desativado por obsolescência, então o A chegada da aeronave Sentry nos permite manter o controle do espaço aéreo e também contribuir com nossos meios versáteis em outros tipos de operações em apoio direto à comunidade. Ao mesmo tempo, gostaria de agradecer ao Ministro da Defesa Nacional e ao Embaixador pelo apoio no sucesso deste programa”.

E-3D Sentry Chile
Foto: Força Aérea do Chile/Divugação

Os E-3D selecionados pela FACh são registrados ZH 101 (c/n 24109/993), ZH 103 (c/n 24111/1004) e ZH 106 (c/n 24114/1011), disse a fonte chilena ao portal. As aeronaves também foram apelidadas de Doc, Happy e Grumpy. 

O E-3D Sentry Mk1, montado em uma plataforma Boeing 707 e equipado com quatro motores CFM56-2, pode voar em altitudes que otimizam o desempenho de seu radar rotativo AN/APY-2, capaz de ‘linkar’ 600 alvos de interesse simultaneamente.

Confira abaixo as características principais dessa aeronave:

  • Tripulação Técnica: 4 pessoas
  • Tripulação da missão: 12/14 pessoas
  • Envergadura: 44,42 metros
  • Altura: 13 metros
  • Comprimento: 44 metros
  • Peso operacional total: 152.000 kg
  • Alcance: 9.600 quilômetros
  • Velocidade máxima: 853 quilômetros por hora
  • Motores: 4 x CFM-56-2

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.