Durante a celebração dos seus 92 anos, a Força Aérea Chilena (FACh) expôs um de seus A-29B Super Tucano carregado com dois mísseis ar-solo AGM-65 Maverick. Esta é a primeira vez que o turboélice de ataque da Embraer é visto com o armamento de origem norte-americana.
A aeronave estava carregada com os mísseis durante a cerimônia dos 92 anos de criação da FACh, no dia 21/03, na Base Aérea de Cerro Moreno, em Antofagasta, como foi observado pelo portal argentino Pucará Defensa.
“Embora não haja informações de que o referido míssil tenha sido efetivamente avaliado no Super Tucano, estes já são utilizados pelos F-5E Tigre III e F-16 Fighting Falcon da força e poderão eventualmente ser integrados ao armamento do Super Tucano”, diz a matéria.
Se confirmada a integração do AGM-65 com o A-29, o Chile se tornaria o primeiro país a empregar este armamento com o Super Tucano. Segundo a Revista Força Aérea, o A-29 que estava carregando os dois Mavericks pertence ao Grupo de Aviación Nº1 da Base Aérea de Los Condores.
O A-29 Super Tucano já recebeu integração com bombas guiadas por laser, como a Paveway II, e mísseis ar-ar guiados por calor. O modelo também foi usado para testar a bomba SMKB-82 nacional, guiada por GPS. No entanto, um A-29 nunca tinha sido visto com mísseis ar-solo até hoje.
Um infográfico da própria Embraer mostra que a aeronave estaria recebendo integração com bombas de pequeno diâmetro (SDB), mísseis ar-solo leves e mísseis ar-solo da classe do AGM-114 Hellfire.
O AGM-65 é fabricado pela Raytheon Missile Systems, mas seu desenvolvimento começou na década de 1960 pela Hughes Aircraft Company. O armamento possui configuração similar aos mísseis ar-ar AIM-54 Phoenix e AIM-4 Falcon e ao míssil antiaéreo MIM-23 Hawk.
A versão utilizada pelo Chile, AGM-65F/G é guiada por imageamento infravermelho, podendo atingir alvos a 24 Km de distância. Esta variante também possui uma ogiva WDU-24/B de 136 Kg. Outras versões possuem ogivas menores com sistemas de orientação diferentes como laser, TV e sensor eletro-óptico.
O Maverick foi integrado em pelo menos 12 aviões e já foi exportado para cerca de 40 países.