Caças J-20 da PLAAF.

A Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF) da China pode ter mais uma de suas unidades operando o caça stealth J-20 Mighty Dragon equipado com motores de origem nacional. Na última sexta-feira (18), o Military Development Vanguard Air Group fez sua estreia com o novo caça no nordeste do país. 

A publicação The Eurasian Times, citando a estatal chinesa Global Times, aponta que o esquadrão é a segunda unidade da PLAAF a operar o jato furtivo, que estariam supostamente equipados com os motores turbofan WS-10C.

O Military Development Vanguard Air Group tem suas origens na primeira unidade de aviação de combate da Partido Comunista Chinês e “fez glórias na Guerra para Resistir à Agressão dos EUA e Ajudar a Coreia (1950-53) e nas missões de defesa aérea nacional abatendo 92 aeronaves hostis”, segundo um porta-voz da PLAAF, citado pelo o veículo estatal. 

Segundo a China Central Television, os caças foram apresentados pela unidade em uma exibição no nordeste da China, onde jatos J-16 e J-10 também se apresentaram na comemoração dos 100 anos do Partido Comunista no local que foi sede da antiga Escola de Aviação do Nordeste da China. 

“Minha unidade agora está pilotando os aviões de guerra mais avançados desenvolvidos internamente, e vamos praticar muito para fazer o melhor deles, aprimorar nossa confiança e determinação para lutar e vencer e cumprir as expectativas do Partido e do povo”, disse Shi Yunjia, um piloto de J-20.  

Em abril, a mídia estatal chinesa afirmou que, no futuro, o J-20 poderia receber motores WS-15 com bocais móveis, o chamado empuxo vetorado. Segundo o Global Times, o modelo, que é o terceiro caça de quinta geração a entrar em serviço no mundo, usa motores Saturn AL-31 de origem russa. 

Bocais atuais dos motores WS-10 do J-20. Foto CCTV.

Em 2018, a China apresentou em voo um J-10B com um motor WS-10C com empuxo vetorado – ou empuxo vetorial como também é chamado -, o que demonstra que o país já domina a fabricação deste tipo de equipamento. 

DEIXE UMA RESPOSTA