Advertisement

Collins testa novo pod de reconhecimento em caça F-16

F-16 MS-110 Collins reconhecimento pod

Um pod de reconhecimento de nova geração da Collis Aerospace foi testado com sucesso pela primeira vez em um caça F-16 Fighting Falcon. O chamado MS-110 Fast-Jet oferece recursos avançados de imageamento.

O teste do sistema de reconhecimento aéreo multiespectral MS-110 Fast-Jet foi realizado para um cliente internacional não revelado e validou a integração e a capacidade de voo da aeronave, bem como o desempenho do sistema completo, limitando-se aos requisitos de envelopes de voo de jatos táticos. 

Apesar de não revelar o cliente, a imagem divulgada pela Collins mostra o MS-110 montado em um caça F-16C Block 52+ da Força Aérea Polonesa. A Polônia já é usuária do pod DB/MS-110, empregando o conjunto de sensores em seus F-16. 

O MS-110 oferece um alcance maior e uma área mais ampla de vigilância em ambientes contestados ou durante cenários de paz contra ameaças próximas. Ele também aumenta ainda mais as capacidades de missão de reconhecimento aéreo de uma aeronave.

F-16 Polônia pod de reconhecimento.
F-16C polonês com o pod MS-110. Foto: Collins.

O sistema de reconhecimento da Collins Aerospace oferece recursos avançados de imagens e multiespectrais, além de detectar alvos em condições atmosféricas ruins. As imagens do MS-110 também podem ser compartilhadas rapidamente com uso datalink de alta largura de banda e arquitetura de compartilhamento de inteligência terrestre.

“A inteligência precisa e confiável que pode ser compartilhada em nível nacional e de coalizão é fundamental para o sucesso da missão no espaço de batalha do Comando e Controle de Todos os Domínios (JADC2)”, disse Lora Magliocco, diretora e gerente geral da Collins Aerospace Airborne ISR Solutions.

“A conclusão bem-sucedida deste teste demonstra a prontidão dos sistemas MS-110 para oferecer suporte a clientes em todo o mundo.”

O novo MS-110 evoluiu a partir do DB-110, também desenvolvido pela Collins. Ele usa a experiência de imagem multiespectral do sistema SYERS-2C, o mesmo usado no U-2 Dragon Lady. O DB-110 já foi usado com sucesso em caças F-16 e F-15. O novo sistema MS-110 também é compatível com veículos aéreos não tripulados de média altitude e longa duração, como o MQ-9 Reaper.

Via Collins Aerospace

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-16, Pod, Reconhecimento, usaexport