Advertisement

Representantes da Turquia vão aos EUA para discutir compra de caças F-16

Uma delegação do governo turco deve ir à Washington na próxima semana para discutir a compra de novos caças F-16, um acordo que vem se arrastando com o governo dos EUA. 

A visita foi confirmada pelo ministro da Defesa, Hulusi Akar, à mídia local. Akar disse que a equipe foi convidada por autoridades dos EUA e deve chegar ao país na próxima segunda-feira. Segundo o Daily Sabah, Akar enfatizou que a Turquia está insatisfeita com as condições de venda exigidas por alguns membros do Congresso, que se preocupam com as tensas relações entre Turquia e Grécia. 

F-16 Turquia EUA caça
F-16C da Turquia com mísseis AGM-88 HARM, AIM-9 Sidewinder e AIM-120 AMRAAM. Foto: Robert Sullivan via Wikimedia.

De fato os dois países (ambos membros da OTAN) mantém uma rivalidade secular, que no passado chegou a motivar fortes rusgas geopolíticas e até abates entre as forças aéreas. Com a expulsão da Turquia do Programa F-35 e subsequente aproximação com a Rússia, a Grécia ficou favorecida e investiu na modernização dos seus F-16 e compra de caças Dassault Rafale e F-35

Dentre as condições mencionadas por Akar está a proibição do uso dos caças turcos para sobrevoos não autorizados na Grécia. Essa e outras limitações opostas por Ancara foram apresentadas por legisladores dos EUA, depois que o presidente Joe Biden prometeu em junho que o negócio seguiria em frente. 

O primeiro F-35A turco, que hoje se encontra com a USAF. Foto: Lockheed Martin.

O governo turco rejeitou o projeto de lei com força, dizendo não ser vinculativo. Akar pediu no mês passado que os EUA não caíssem no “jogo” de certos legisladores contra a potencial venda de jatos F-16. “Não podemos aceitar essas condições. Nosso desejo é que o Senado os remova”, disse o ministro.

A Turquia, uma das principais nações parceiras dos EUA no caríssimo desenvolvimento do caça stealth F-35, foi retirada do projeto por ter comprado sistemas antiaéreos S-400 da Rússia. Segundo os EUA, os S-400 seriam capazes de obter dados secretos do caça. 
 
Um dos veículos do sistema S-400 sendo retirado de um IL-76- Foto: Ministério da Defesa da Turquia
Apesar de ter sido expulso e proibido de comprar o F-35 (o que gerou uma crise entre Ancara e Washington), o país revelou no final de 2021 o desejo de comprar 40 caças F-16V Block 70 e 80 kits de modernização para o mesmo padrão.
 
A aproximação turca com os russos, além de outros problemas diplomáticos, tem atrasado bastante o acordo que, no passado, seria de simples resolução. A Força Aérea Turca detém a segunda maior frota de caças F-16 no mundo, com 243 aeronaves. O número é superado apenas pelos EUA, que possuem 930 aviões do modelo. 
 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: EUA, F-16, Turquia, usaexport