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Com ‘adesivo’ inspirado nos tubarões, avião da Swiss recebe tecnologia que diminui arrasto durante voo

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Hoje, pela primeira vez, um Boeing 777-300ER operado pela Swiss International Air Lines (SWISS) decolou em um voo de passageiros com a tecnologia de superfície AeroSHARK desenvolvida em conjunto pela Lufthansa Technik e BASF. 

A fuselagem e as naceles do motor da aeronave foram recentemente equipadas com aproximadamente 950 metros quadrados dos chamados filmes Riblet, que replicam as propriedades de eficiência de fluxo da pele de tubarão para reduzir o arrasto. As simulações de fluxo já identificaram um potencial de economia de pouco mais de um por cento para esse tipo de aeronave. Os primeiros voos regulares com a aeronave registrada como HB-JNH servirão agora para validar esse potencial de economia nas operações diárias de voo.

Graças à sua estrutura de superfície especial de nervuras microscópicas – conhecidas como Riblets – o AeroSHARK reduz a resistência ao atrito do revestimento externo desta aeronave em pouco mais de um por cento, de acordo com os cálculos e simulações de fluxo. 

Foto: Lufthansa Technik

Como resultado, o consumo de combustível e as emissões de CO2 também são reduzidos na mesma ordem de grandeza. Para este Boeing 777-300ER da SWISS, isso equivaleria a uma economia anual de cerca de 400 toneladas de querosene e mais de 1.200 toneladas de dióxido de carbono.

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Foto: Lufthansa Technik

A modificação AeroSHARK do HB-JNH começou no final de agosto e culminou em vários voos de teste nos dias 8 e 9 de setembro.

Assim que o potencial de economia calculado for validado em operações de voo reais, está planejado o início da implantação em grande escala nos clientes de lançamento SWISS e Lufthansa Cargo. 

Outros Boeing 777 receberão a modificação AeroSHARK como parte das escalas de manutenção regulares. Ambas as companhias aéreas planejam ter todos os seus Boeing 777-300ERs e 777Fs equipados sucessivamente com o AeroSHARK. Isso os tornaria as primeiras companhias aéreas de passageiros e carga em todo o mundo a otimizar uma sub-frota completa com essa tecnologia.

Por fim, quando todos os atuais onze Boeing 777 da Lufthansa Cargo e doze da SWISS receberem sua modificação AeroSHARK, eles reduzirão a pegada de carbono do Grupo Lufthansa em mais de 25.000 toneladas por ano.

 

Via: Lufthansa Technik

 

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Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Lufthansa Technik, Sustentabilidade, Swiss, usaexport