Advertisement

Com imagens – Voo histórico com o F-22 Raptor e caças F-18 hornet dos Blue Angels

Um voo histórico aconteceu na semana passada no show aéreo de Beaufort, na Carolina do Sul, que aconteceu nos dias 27 e 28 de abril.

O fato aconteceu sobe o olhar de um grande público, que pode ver um voo em formação de um caça da F-22 Raptor da equipe de demostração solo do Raptor (F-22 Raptor Demo Team), subordinada à USAF, com os caças F/A-18 Hornet da equipe de demostração da US Navy, os Blue Angels.

O voo unido um caça da USAF com seis caças da US Navy foi registrado por Rich Cooper, fotógrafo de aviões mundialmente famoso. Cooper juntamente com demais fotógrafos foram a bordo de um avião CASA C-212 de onde puderam fazer as fotos air-to-air  a partir da rampa traseira da aeronave.

Caça F-22 Raptor e ao fundo os seis F-18 Hornets dos Blue Angels com a visão da base mais ao fundo. Foto Rich Cooper

O fato se torna histórico, pois nunca tinha ocorrido um voo entre os Raptors com caças F-18 Hornet de geração inferior.

“Esta sessão de fotos aérea levou quase seis meses de discussão para garantir que ela tivesse sido planejada adequadamente para combinar as capacidades da aeronave com velocidades que permitiriam uma execução segura e bem-sucedida da missão”, explicou Douglas Glover, ex-membro dos Fuzileiros Navais dos EUA.

Fotográfos na rampa do Casa 212 registrando o F-22 Raptor- (Us Airforce)

“Em 25 anos de trabalho fotográfico ar-ar, posso dizer honestamente que foi um dos voos mais difíceis e mais violentos. Às vezes, era fisicamente impossível segurar uma câmera, e muito menos ficar de pé na rampa, com o fluxo de ar levantando você e batendo na fuselagem lateral. A tripulação conseguiu este bem e o sujeito manteve distâncias saudáveis ​​e seguras como informado em todos os momentos”, comentou Cooper após o voo.

Abordo do caça que é considerado o número 1 do mundo, estava o Major Paul ‘Loco’ Lopez, piloto da USAF com 1400 horas de voo no F-15 Eagle e no F-22 Raptor.

Desde o ano passado o Major “Loco Lopez” está a frente do grupo de demostração do F-22. No comando da esquadrilha Blue Angels estava o Capitão Eric Doyle, com 4000 horas de voo e 750 pouso de porta-aviões.

 

Airshow MCAS 2019

MCAS Airshow 2019- Foto Rich Cooper

O Airshow reuniu milhares de pessoas nos dois dias. Outras atrações também aconteceram, como a demostração do F-35B dos Fuzileiros Navais, do caça F-15E Strike Eagle da USAF, voo de warbirds dentre outras atrações como o Warner-Robins AFB Aviation Museum, um importante museu aeronáutico com um rico acervo, tendo aeronaves históricas como o SR-71 blackbird (Aeronave de reconhecimento que foi usada pela USAF, principalmente no período da Guerra Fria). O SR-71 ainda tem o recorde de “avião mais rápido” na categoria militar, alcançando velocidades de até 3529 km/h.

SR-71 Blackbird no Warner-Robins AFB Aviation Museum. Foto Us Airforce

 

Fotos: US Airforce, Us Navy e Rich Cooper

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.