Em uma live para imprensa, Roberto Alvo, CEO do Grupo LATAM Airlines, comentou sobre a conclusão da reestruturação e a saída do Grupo do Capítulo 11 dos EUA, bem como aproveitou para falar sobre novidades para a família do A320neo, incluindo o A321neo.
Segundo o executivo, os próximos A320neo que serão entregues no próximo ano para a LATAM Brasil, contarão com o pacote SHARP, visando substituir algumas unidades do A319 que deixarão a frota.A LATAM firmou acordos com a Airbus para adquirir até 2029 um total de 87 aeronaves da família A320neo, que são 20% mais eficientes em consumo de combustível.
O pacote SHARP é um acrônimo de Short Airfield Package, melhorando o desempenho do A320neo, pois a atualização oferece melhor balanceamento de peso e melhorias no consumo de combustível. Com isso, o sistema SHARP possibilita que um A320neo opere em aeroportos com pistas curtas, a exemplo dos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont.
Curiosamente, o pacote SHARP é semelhante ao SFP (Short Field Performance) criado pela Boeing. O sistema é oriundo de um pedido da GOL para implantar no 737-800, entretanto, a tecnologia do fabricante norte-americano foi implantada em 2006 e conta com melhorias nas asas, fuselagem e sistema de freio do avião.
Já o pacote de atualização SHARP, o pacote inclui modificações mais significantes no aileron (estabilizador da asa da aeronave) e na cauda do A320neo, tornando-se uma espécie de “freio aerodinâmico” adicional, além de maior um maior desempenho nos motores da aeronave.
Acerca do A321neo, o Grupo LATAM conta com duas encomendas, sendo uma de 17 aeronaves anunciada em julho deste ano, e uma segunda encomenda adicional com 5 unidades A321XLR em parceria com Air Lease em outubro passado. Acerca da primeira encomenda, a LATAM não especificou quantas aeronaves seriam destinadas as suas subsidiárias, bem como quantas encomendas seriam para a versão A321XLR.
Porém, na livre de hoje, Roberto Alvo anunciou que as primeiras unidades do A321neo chegarão em 2023 e, serão distribuídos para as filiais do Chile e Brasil, aumentando a possibilidade do XLR operar na LATAM Brasil, porém, é preciso frisar que o A321XLR está cotado para chegar no grupo LATAM somente em 2025.
A versão A321XLR oferece uma extensão de alcance adicional para 4.700 nm, dando à aeronave um tempo de voo de até 11 horas. Em junho, o A321XLR subiu aos céus pela primeira vez, realizando seu primeiro voo de teste com sucesso.
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