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Com o A321neo na mira, CEO do Grupo LATAM cita novidades dos novos A320neo da frota brasileira

Airbus A321neo A321XLR LATAM frota CEO Roberto Alvo

Em uma live para imprensa, Roberto Alvo, CEO do Grupo LATAM Airlines, comentou sobre a conclusão da reestruturação e a saída do Grupo do Capítulo 11 dos EUA, bem como aproveitou para falar sobre novidades para a família do A320neo, incluindo o A321neo.

Segundo o executivo, os próximos A320neo que serão entregues no próximo ano para a LATAM Brasil, contarão com o pacote SHARP, visando substituir algumas unidades do A319 que deixarão a frota.A LATAM firmou acordos com a Airbus para adquirir até 2029 um total de 87 aeronaves da família A320neo, que são 20% mais eficientes em consumo de combustível.

O pacote SHARP é um acrônimo de Short Airfield Package, melhorando o desempenho do A320neo, pois a atualização oferece melhor balanceamento de peso e melhorias no consumo de combustível. Com isso, o sistema SHARP possibilita que um A320neo opere  em aeroportos com pistas curtas, a exemplo dos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont.

Curiosamente, o pacote SHARP é semelhante ao SFP (Short Field Performance) criado pela Boeing. O sistema é oriundo de um pedido da GOL para implantar no 737-800, entretanto, a tecnologia do fabricante norte-americano foi implantada em 2006 e conta com melhorias nas asas, fuselagem e sistema de freio do avião.

Já o pacote de atualização SHARP, o pacote inclui modificações mais significantes no aileron (estabilizador da asa da aeronave) e na cauda do A320neo, tornando-se uma espécie de “freio aerodinâmico” adicional, além de maior um maior desempenho nos motores da aeronave. 

Acerca do A321neo, o Grupo LATAM conta com duas encomendas, sendo uma de 17 aeronaves anunciada em julho deste ano, e uma segunda encomenda adicional com 5 unidades A321XLR em parceria com Air Lease em outubro passado. Acerca da primeira encomenda, a LATAM não especificou quantas aeronaves seriam destinadas as suas subsidiárias, bem como quantas encomendas seriam para a versão A321XLR.   

Porém, na livre de hoje, Roberto Alvo anunciou que as primeiras unidades do A321neo chegarão em 2023 e, serão distribuídos para as filiais do Chile e Brasil, aumentando a possibilidade do XLR operar na LATAM Brasil, porém, é preciso frisar que o A321XLR está cotado para chegar no grupo LATAM somente em 2025.

A versão A321XLR oferece uma extensão de alcance adicional para 4.700 nm, dando à aeronave um tempo de voo de até 11 horas. Em junho, o A321XLR subiu aos céus pela primeira vez, realizando seu primeiro voo de teste com sucesso.

 

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Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Companhias Aéreas, Notícias

Tags: A320Neo, A321XLR, Airbus A321neo, Grupo LATAM, LATAM, LATAM Brasil, usaexport