Com Vídeo: Boeing lança teaser de sua proposta para o Programa FARA do Exército dos EUA

A Boeing lançou um novo teaser de sua proposta para o programa de aeronaves de reconhecimento de ataques futuros do Exército dos EUA (FARA), revelando novos detalhes.

A empresa anunciou anteriormente que divulgaria publicamente a oferta em março e divulgada pelo site Def Post

Veja o teaser abaixo:

Desde o teaser, o conceito Boeing FARA está equipado com um único rotor principal, em vez de dois rotores coaxiais que aparecem em propostas como o conceito RAIDER X da Sikorsky.

O design possui uma hélice de empurrador (como um helicóptero composto) e também um rotor de cauda convencional. Essa configuração é semelhante ao helicóptero de ataque AH-56 Cheyenne desenvolvido pela Lockheed para o programa Advanced Air Support Support System (AAFSS) do Exército dos EUA.

A hélice do empurrador permite que o helicóptero atenda aos requisitos de velocidade do programa FARA; ou seja, uma velocidade máxima de 180 nós. Mas o design não possui asas para reduzir a demanda de elevação do rotor no vôo para a frente, o que alguns dos outros concorrentes da FARA possuem.

“O Boeing FARA é um helicóptero totalmente novo, ágil e passível de sobreviver, construído especificamente para o Exército dos EUA para alcançar alcance, velocidade, manobrabilidade e desempenho da próxima geração necessários às forças terrestres para chegar lá, permanecer lá e dominar o luta futura”, segundo a empresa.

Anteriormente, havia especulações de que a Boeing está oferecendo uma variante do Composto AH-64 Apache para o programa FARA. O composto AH-64 Apache é uma variante do helicóptero de ataque AH-64 Apache, lançado em maio de 2019, com uma hélice de empurrador e asa pequena.

 

Programa FARA do Exército dos EUA

O programa Future Attack Reconnaissance Aircraft (FARA) foi iniciado pelo Exército dos EUA em 2018 para desenvolver um sucessor do helicóptero de caça armado Bell OH-58 Kiowa como parte do programa maior de elevação vertical futura (FVL).

Os requisitos obrigatórios do programa incluíam a integração de equipamentos fornecidos pelo governo: motor, lançador de armas e foguetes, velocidade mínima, peso bruto específico, um rotor de no máximo 40 pés de diâmetro e uma meta de acessibilidade.

Os contratos de projeto para os candidatos da FARA foram concedidos a cinco fabricantes, em oito propostas, em abril de 2019. Eles são AVX Aircraft (em parceria com a L3Harris Technologies), Bell Helicopter, Boeing, Karem Aircraft e Sikorsky Aircraft da Lockheed Martin.

 

Confira um pouco mais dos concorrentes abaixo:

AVX / L3 (CCH)

AVX L3 Harris – Foot: AVX Aircraft

Projeto de helicóptero coaxial composto AVX / L3 (CCH) – helicóptero coaxial composto com dois ventiladores com dutos que fornecem impulso para frente e para trás e asas para fornecer sustentação no voo para frente; com cockpit lado a lado.

• Bell 360 Invictus 

Bell 360 Invictus- Foto: Bell

Design convencional com um único rotor principal e um Fenestron (rotor de cauda com duto), com asas adicionais para reduzir a demanda de elevação do rotor no vôo para frente; cockpit de assento duplo.

• Oferta FARA sem nome da Boeing– Rotor principal único com hélice empurrador e rotor de cauda convencional; provavelmente um cockpit com assento duplo.

• Karem AR40

Karem AR40- Foto: Karem Aircraft

Projeto de helicóptero composto com rotor ativo, alado, com um rotor principal rígido de três pás e um rotor de cauda giratório; cockpit lado a lado.

•Sikorsky RAIDER X-

RAIDER X- Foto: Lockheed Martin

Helicóptero coaxial composto com rotores principais contra-rotativos coaxiais e hélice empurrador; cockpit lado a lado.

 

Fonte de apoio: Def Post

Sair da versão mobile