Com Vídeo: Confira imagens incríveis de voos a bordo de caças F-18 Super Hornet da US Navy

Antonov An-124

O Growler Ball 2019, é uma competição que reúne os pilotos da Marinha dos EUA e WSOs (oficiais de sistemas de armas) e obviamente os caças F/A-18A-D “legados” e F/A-18E/F (conhecido como zangões).

O que chama atenção na competição são os vídeos produzidos pelos pilotos e equipes de convés, eles contam com imagem privilegiada.

Os vídeos contam com imagens de operação no convés de voo, voo em formação lançamento de armamentos, operações diurnas e noturnas e que permitem testemunhar um pouco como é voar em um caça.

O nome Growler se remete ao caça E-A18 Growler, baseado em guerra eletrônica. O caça é um F-18F com algumas modificações para o combate moderno da guerra eletrônica. Os caças foram substitutos do Prowlers EA-6B, muito usado na guerra do golfo, que aconteceu entre os anos de 1990 e 1991.

F/A-18 Super Hornet Growler- Foto: Boeing

Na guerra eletrônica é possível, o bloqueio ativo das comunicações inimigas e o Growler, operando em um ambiente de rede, juntamente com outras duas aeronaves do mesmo tipo, pode usar seus pods de EW para localizar geograficamente uma fonte de sinal e direcioná-la a uma distância isolada com o ar-superfície mísseis.

A competição na verdade é um exercício que testa o desempenho dos pilotos. Já houve casos de missões reais em anos anteriores, mas nem todas as imagens da operação contra o ISIS (Estado Islâmico) foram publicadas.

Sair da versão mobile