Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

Helicóptero Chinook da Força Aérea Real Britânica (RAF). Foto: Nicholas Egan/RAF/Coroa Britânica.

No dia 21 de setembro de 1961, o YHC-1A, protótipo que mais tarde seria designado CH-47 Chinook, fazia o seu primeiro voo. Na última terça-feira, essa data completou 60 anos e a Boeing preparou um vídeo especial para celebrar as seis décadas do primeiro voo de um dos helicópteros mais reconhecidos no mundo todo. Confira. 

O Chinook entrou em serviço com o Exército dos Estados Unidos em 1962, mas a Boeing-Vertol começou o desenvolvimento da aeronave ainda nos anos 1950, quando o US Army anunciou que desejava substituir o CH-37 Mojave. 

Com mais de 1200 unidades produzidas desde então, o CH-47 se consolidou como uma referência em transporte pesado de asas rotativas, tendo participado de uma série de conflitos no mundo todo. Em 1982, durante a Guerra das Falklands/Malvinas, tanto a Argentina como o Reino-Unido empregaram o modelo. A aeronave também é bastante usada em operações de ajuda humanitária e auxílio em desastres.

O Chinook possui um par de motores turboeixo Lycoming T55, é operado por três a cinco tripulantes e é capaz de carregar 24 toneladas de carga. Importante destacar que essas especificações variam entre as versões do helicóptero: o Chinook Block II, por exemplo, pode carregar 907 quilos a mais que o CH-47F, tendo sido recém adquirido pela Inglaterra por US$ 578 milhões. Por fim, o CH-47 é operado por mais de 20 países, incluindo Espanha, Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão, Canadá, Índia, Grécia e outros. 

DEIXE UMA RESPOSTA