New England Patriots
Foto: Dave Corry via Flickr

Responsável por ser uma das franquias mais vitoriosas da NFL, o time de futebol americano New England Patriots criou uma série para mostrar os bastidores da equipe com detalhes inéditos.

Chamado ‘Do Your Job’, a série mostra não somente o preparo dos atletas, mas também a logística da franquia ao percorrer os Estados Unidos para as partidas fora de Boston. E em um dos episódios, é possível percorrer o interior do Boeing 767-300 utilizado exclusivamente para o transporte dos atletas. 

Para a alegria dos entusiastas da aviação, durante os 10 minutos do vídeo, é possível desbravar o interior da aeronave, bem como os detalhes da sua pintura externa

Continua depois do anúncio

Acompanhe o vídeo na íntegra: 

Responsável por ser a primeira equipe da NFL a possuir um avião próprio em 2017, o New England Patriots na ocasião, adquiriu duas unidades do Boeing 767-300, ambos ex-American Airlines. A aquisição veio no mesmo ano em que a equipe conquistou o seu quinto título do Super Bowl (Vince Lombardi) de seis já conquistados. 

Continua depois do anúncio
New England Patriots
A aeronave estampa em sua cauda os seus seis títulos Vince Lombardi conquistados 

Por se tratar de um avião exclusivo para o transporte de atletas, a sua cabine é totalmente distinta da configuração tradicional de uma companhia aérea. O 767-300 conta com uma configuração totalmente premium, utilizando apenas poltronas de primeira classe. 

New England Patriots
Foto: New England Patriots/ Reprodução YouTube

New England Patriots

New England Patriots

Continua depois do anúncio

Mais recentemente, os Patriots se desfizeram do seu segundo 767-300 reserva, onde a aeronave de matrícula N225NE passou a integrar a frota da Eastern Airlines, ficando apenas com o N36NE

 

Afinal, é tão caro para uma franquia a aquisição de uma aeronave?

Foto: Darcy Stevens via Flickr

Com o negócio dos dois jatos 767 fechado em torno de US $10 milhões, estes valores podem ser vistos como algo barato, principalmente pelo fato de a NFL contar com salários base dos atletas na casa dos milhões

Continua depois do anúncio

Curiosamente, os atletas mais bem pagos recebem quantidades suficientes para a aquisição de dezenas de aeronaves, caso seja necessário.

Para se ter uma noção dos valores extraordinários, um dos melhores jogadores da franquia ainda em atividade, Tom Brady, somente no ano de 2020, o quarterback do Tampa Bay Buccaneers recebeu a bagatela anual de US $76 milhões, enquanto Patrick Mahomes, jovem talento do Kansas City Chiefs, recebeu o seu salário anual de 2020 em torno dos US $55 milhões (lista da Forbes).  

 


O 767 do New England Patriots e as suas missões humanitárias

Continua depois do anúncio

Apesar de ser designado para o transporte de atletas, a crise do coronavírus aumentou a necessidade do transporte urgente de EPI ‘s (Equipamento de Proteção Individual), e com isso, o New England Patriots cedeu uma de suas aeronaves em abril de 2020 para o transporte de 1,2 milhão de máscaras a partir da China até os Estados Unidos. 

Não só o grande feito de ter transportado milhares de máscaras trouxeram os holofotes para as aeronaves do Patriots. No ano passado, o Patriots cedeu o seu 767 para o transporte de profissionais da saúde convidados para acompanhar de perto o Super Bowl LV (55) em Tampa, na Flórida. 

Profissionais que atuaram na linha de frente contra a Covid-19 foram os convidados especiais para assistir o Super Bowl 55

Mesmo que o 767 conte com as cores com New England Patriots tanto na fuselagem e no interior da cabine, a Eastern Airlines fica responsável por operar e ceder os seus tripulantes para as viagens da equipe.

 

 

Outra equipe da NFL também passou a ter a sua própria aeronave 

Arizona Cardinals NFL Boeing 777
Foto: Arizona Cardinals

No apagar das luzes de 2021, o Arizona Cardinals se tornou a segunda franquia da NFL a possuir o seu próprio avião, ao anunciar a aquisição de um Boeing 777-200ER de matrícula N867DA, que pertencia à Delta Air Lines. 

Diferentemente do 767 do Patriots, este 777 conta com a configuração da sua antiga operadora, sendo 288 assentos, incluindo 28 assentos de primeira classe e 48 na classe executiva. 

Como os Cardinals só voltam a jogar em setembro deste ano, é bem provável que este 777 passe por uma reformulação interna de cabina, para se assemelhar ao padrão de primeira classe adotado pelo New England Patriots.