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Continental recomenda inspeção imediata em seus motores; Cirrus aterra alguns SR22

por Micael

Continental recomenda a revisão alguns de seus motores, Cirrus aterra todos os SR22

A Continental Aerospace Technologies, segunda maior fabricante de motores aeronáuticos a pistão do mundo, emitiu um comunicado para que operadores de aeronaves com motores das séries 360, 470, 520 e 550 realizem inspeções antes de novas operações.

Foi identificado pela empresa risco potencial em propulsores das séries acima com relação a seus respectivos virabrequins. Segundo a mesma, uma inspeção é necessária para averiguação da instalação nos anéis de retenção dos contrapesos dos virabrequins nos lotes de motores fabricados mais recentemente, entre 1° de julho de 2021 e 7 de Fevereiro de 2023.

Segundo a fabricante, o problema a ser inspecionado são nos anéis de pressão, que possivelmente foram instalados invertidos. Isso pode significar que a extremidade aberta do anel está voltada para fora, e não para a linha central do virabrequim. Os contrapesos e anéis poderão ser acessados removendo os cilindros sem a necessidade de abrir o motor ou remove-lo da fuselagem, conforme boletins de serviço anteriores da Continental.

Contrapeso do virabrequim (foto: AvWeb)

O QUE DIZ A EMPRESA

“A Continental identificou um possível problema de segurança de voo para aeronaves equipadas com motores Continental 360, 470, 520, 550 e conjuntos de virabrequim de reposição.”

“Consequentemente, a Continental está aconselhando preventivamente que uma inspeção seja realizada para confirmar que o anel de retenção do contrapeso do virabrequim foi instalado corretamente em motores novos e recondicionados montados entre 1º de junho de 2021 e 7 de fevereiro de 2023”, disse a empresa, em nota. 

“Este conselho também se aplica a conjuntos de virabrequins de substituição fabricados entre 1º de junho de 2021 e 7 de fevereiro de 2023. A Continental recomenda proativamente que todos os voos realizados pelos motores mencionados acima com menos de 200 horas de operação sejam limitados a 5 horas de voo adicionais com a tripulação essencial para posicionar a aeronave para um centro de manutenção.”

“Para esclarecer melhor, os motores Continental com mais de 200 horas podem continuar as operações normais de voo. Um boletim de serviço com os números de série afetados será publicado”, concluiu o comunicado.

O número total de motores, bem como a cobertura da garantia sobre o produto serão informados oportunamente.  

Caso o operador tenha motores com essas características, a fabricante recomenda consultar a oficina de confiança ou no site: https://continental.aero/

Com informações da ContinentalAvweb

Micael Rocha foi instrutor de voo por quatro anos, é checador em aeroclubes e CIACs, voou C525, C525B e C208B Caravan em táxis aéreos e voa Cirrus SR22 desde 2013. 
@aeroereview

 

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Autor: Micael Rocha

Micael Rocha foi instrutor de voo por quatro anos, é copiloto de CJ1, CJ3 e C208B Caravan e voa aeronaves Cirrus SR22 desde 2013. @aeroereview

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: Aeronaves, Aviation, continental, motor, news, usaexport