Advertisement

Copa retoma silenciosamente os voos com o Boeing 737 MAX

Copa Airlines Boeing 737 MAX 9 Panamá

As companhias aéreas que possuem o Boeing 737 MAX na frota, estão retomando as operações com o modelo gradativamente. Agora a Copa Airlines retomou as operações com o 737 MAX de forma mais discreta.

Anteriormente, a Copa planejava o retorno da aeronave para o dia 4 de janeiro depois de alguns voos de teste em dezembro. Ao mesmo tempo a American Airlines também já se preparava para o retorno da aeronave no final de 2020. 

Boeing 737 MAX American Airlines
Foto – American Airlines/Handout via REUTERS

As atenções se voltaram para a primeira empresa no mundo a retomar voos com o 737 MAX no a GOL. Após a GOL, a Aeromexico retomou voos comerciais com o modelo, e os olhares estavam para a American por ser a primeira americana a retomar voos com o MAX.

A Copa foi a primeira empresa fora dos EUA a receber um 737 MAX novo e atualizado após a nova certificação. No dia 29 de dezembro a Copa colocou o seu 737 MAX 9 de matrícula HP-9906CMP em operação no voo CM806.

O voo partiu do Panamá as 10h55(hora local) com destino a San Jose, pousando as 11h16(hora local). Considerando o fuso horário, o voo teve 1 hora de duração, o 737 MAX 9 retornou no mesmo dia ao Panamá no voo CM193.

Apesar de a Copa não fazer uma ampla divulgação da retomada do 737 MAX e nem ter divulgado a empresa se tornou a 1ª no mundo a realizar um voo internacional após a nova certificação. 

A GOL e a Aeromexico divulgaram o retorno de suas aeronaves 737 MAX nas redes sociais, tendo a brasileira convidado a imprensa antes das operações comerciais. No mesmo dia 29, a American também realizava o voo de retorno do MAX, operando o voo AA718.

“Apesar de termos operado um voo comercial para San José ontem e outro hoje, mantemos o dia 4 de janeiro como a data de retomada de nossa frota de 737 MAX-9. (A partir dessa data), passará a operar continuamente, com foco em destinos mais distantes como São Francisco e Los Angeles, nos Estados Unidos; Buenos Aires, Argentina; e Montevidéu, Uruguai, entre outros.” Disse a Copa Airlines.

“Disseram-me que a Copa não quer fazer uma campanha pró-ativa sobre a volta do MAX. Em vez disso, eles estão sendo reativos porque estão cientes de que ainda há algum medo.” Disse uma fonte anônima sobre a Copa.

Por parte da American, a empresa americana fez campanhas em busca de tranquilizar seus clientes sobre a retomada do modelo. Algumas pesquisas feitas nos EUA, indicam que pouco mais da metade dos viajantes ainda não se sente totalmente seguro em voar no 737 MAX. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.