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Coreia do Sul apresenta projeto de novo cargueiro militar

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A sul-coreana Korea Aerospace Industries (KAI) apresentou seu mais novo projeto, o MC-X, que busca desenvolver um novo jato de transporte tático. O futuro cargueiro militar deverá ser um intermediário entre o C-130 Hércules e o Airbus A400M. 

Uma maquete da aeronave foi apresentada na feira DX Korea 22, que acontece entre os dias 21 e 25 de setembro em Goyang. O modelo foi apresentado com uma pintura preta e branca, lembrando as cores de uma orca como o conhecido Airbus Beluga. 

Falando à Janes, um funcionário da KAI disse que a companhia prevê “que o desenvolvimento do MC-X possa levar cerca de sete ou oito anos. Poderíamos iniciar a produção da aeronave em 2031 ou 2032.”

Conforme os dados divulgados pela empresa, o MC-X terá dois motores turbofan na classe de 30.000 libras de empuxo, capacidade para 30 toneladas de carga útil, velocidade máxima de 926 km/h e 7000 km de autonomia em voo de cruzeiro. Em termos de dimensionais, o novo cargueiro militar terá 40,3 m de comprimento, 13,5 m de altura e 41,1 m de envergadura. O jato sul-coreano também poderá ter suíte de autodefesa e sistema de carregamento automatizado.

Se seguir nesta configuração, o MC-X será não só um intermediário entre o C-130 (20 toneladas) e A400M Atlas (37 toneladas), mas também entre o brasileiro KC-390 Millennium (26 toneladas) e o Kawasaki C-2 Japonês (32 toneladas).

O projeto foi lançado pela KAI por iniciativa própria, mas a companhia já vê clientes em potencial, especificamente a Força Aérea Sul-Coreana (ROKAF). Um representante disse que a empresa já conversa com a ROKAF e o Ministério da Defesa para entender futuros requisitos de transporte militar do país.

Atualmente a organização dispõe de 12 C-130H e quatro C-130J-30 mais modernos, ambos modelos para transporte tático, bem como outros quatro Airbus A330 MRTT para transporte e reabastecimento em voo de longo alcance (estratégico). Cerca de 20 CN-235 completam a frota de cargueiros da Coreia do Sul. 

Foto via AAG.

A KAI planeja desenvolver o futuro MC-X por conta própria, mas diz estar aberta à parcerias internacionais. “Planejamos fazer isso sozinhos. Mas também planejamos realizar uma avaliação de prontidão tecnológica (TRA) e, se esta TRA identificar certos requisitos, é possível que procuremos um parceiro estrangeiro”, disse um funcionário.

Também é possível que o avião seja oferecido no mercado, trazendo ainda mais concorrência. “Nos mercados de exportação também vemos uma oportunidade com o MC-X para substituir as plataformas C-130H de clientes estrangeiros.”

Com informações de Janes, AMR

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Coreia do Sul, KAI, usaexport