Advertisement

Coreia do Sul assina compra de mais caças F-35

F-35A da Força Aérea da Coreia do Sul. ROKAF/Divulgação.

A Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA) assinou a compra de mais 20 caças stealth F-35 Lightning II. Finalizada em 08/12 mas só divulgada agora, a compra é mais uma ação de Seul para reforçar suas forças armadas frente à Coreia do Norte, China e Rússia. 

Atualmente equipada com 39 de 40 caças F-35A adquiridos em 2019, a Força Aérea Sul-Coreana (ROKAF) terá sua frota de caças de 5ª geração melhorada com a compra dos aviões. Segundo a DAPA, os primeiros F-35 do novo lote chegam ao país em 2027, apresentando capacidades e recursos aprimorados na configuração Block IV. 

A aquisição também veio pouco depois que os Estados Unidos aprovaram a venda de mais armas que equiparão a frota de F-35 sul-coreana. Avaliado em US$ 271 milhões, o investimento inclui mísseis ar-ar e bombas inteligentes. Seul, no entanto, ainda não assinou essa compra. 

Além dos F-35, a ROKAF opera caças F-15K Slam Eagle, KF-16 Fighting Falcon, FA-50/TA-50 Golden Eagle e os veteranos F-4 Phantom II e F-5 Tiger II. Em paralelo, a Coreia do Sul investe no KF-21 Boramae, seu primeiro avião de caça de 4.5 geração de desenvolvimento próprio, que deverá substituir os F-4 e F-5 a partir de 2026. 

Caça stealth F-35A Lightning II da Força Aérea da Coreia do Sul (ROKAF). Foto: Lockheed Martin/Divulgação.
Foto: Lockheed Martin/Divulgação.

A DAPA enfatiza que a compra dos novos F-35 tem papel crucial no fortalecimento do sistema de defesa de “três eixos” da Coreia do Sul. Esta estratégia de defesa abrangente inclui o plano de Punição e Retaliação Massiva da Coreia, concebido para incapacitar a liderança norte-coreana num conflito importante; a plataforma de ataque preventivo Kill Chain; e o sistema de defesa aérea e antimísseis da Coreia.

“Embora a Coreia do Norte tenha mais caças, sabe-se que a sua taxa de operação é extremamente baixa devido à má manutenção devido à falta de peças”, disse Shin Jong-woo, analista sénior do Fórum de Defesa e Segurança da Coreia, citando sanções da ONU impostas devido aos programas nuclear e de mísseis de Pyongyang. Além disso, a frota de aviões de caça do país vizinho também é composta por modelos obsoletos, como MiG-29 Fulcrum (em versões iniciais de exportação), MiG-21 Fishbed, MiG-23 Flogger e MiG-19 Farmer. 

Com informações de Yonhap

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Coreia do Sul, F-35, usaexport