Advertisement

Imortais: Marinha do Reino Unido ativa seu primeiro esquadrão de caças F-35

809 Esquadrão Aéro Naval é a primeira unidade da Marinha Real do Reino Unido a usar o F-35. Foto: RAF.

Desde a última sexta-feira (08) o Reino Unido conta com mais um esquadrão de caças stealth F-35B Lightning II. A Marinha Real reativou o 809 Naval Air Squadron (NAS), o Immortals (imortais), para a ser a primeira de suas unidades a operar o jato de 5ª geração.

Este também será o segundo esquadrão operacional de F-35 no Reino Unido, ao lado do 617 Dambusteres da Força Aérea Real (RAF). O modelo também é usado por outras duas unidades de teste (XVII Test and Evaluation Squadron) e treinamento (207 Squadron).

A cerimônia de (re)ativação do 809 NAS, na base aérea de RAF Marham, contou com a presença de autoridades, um bolo comemorativo e até mesmo um F-35B com pintura especial. Originalmente formado em 1941 em meio ao calor da Segunda Guerra Mundial, o esquadrão havia sido desativado em dezembro de 1982 após a participação na Guerra das Falklands/Malvinas. 

Esquadrão 'Imortais' é a segunda unidade operacional de F-35 no Reino Unido. Foto: RAF.
Esquadrão ‘Imortais’ é a segunda unidade operacional de F-35 no Reino Unido. Foto: RAF.

O 809 NAS agora volta operando um modelo de última geração e vai dividir o espaço dos porta-aviões HMS Queen Elizabeth e Prince of Wales com os F-35 da RAF. Assim como o BAe Sea Harrier, último modelo operado pelos Imortais, o F-35B também pode pousar e decolar verticalmente. 

“O Esquadrão Aéreo Naval 809 tem uma herança orgulhosa e, portanto, é inteiramente apropriado que a força aérea de combate F-35 mais capaz do nosso país agora tenha um segundo esquadrão de linha de frente RN/RAF que leva o nome de ‘Imortais’ para esta era moderna à medida que continuamos para expandir nossa capacidade global de ataque a porta-aviões”, disse o Vice-almirante Connell, Segundo Lorde do Mar. 

O Programa F-35 é o maior programa de defesa individual do mundo e o Reino Unido desempenhou um papel importante desde o início, proporcionando uma prosperidade significativa à indústria do Reino Unido. Ao todo, 32 aviões do tipo estão em serviço com a RAF e, agora, a Marinha Real. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-35, Marinha Real Britânica, Reino Unido, usaexport