Advertisement

Coreia do Sul intercepta aeronaves militares da Rússia em sua ADIZ

Rússia Tu-95 MS VKS Rússia Ucrânia Guerra

Dois bombardeiros Tu-95MS Bear e um caça Sukhoi Su-30 das Forças Aeroespaciais da Rússia (VKS) foram interceptados por caças F-16 da Força Aérea Sul-Coreana (ROKAF) nesta terça-feira (23). As aeronaves russas adentraram a Zona de Identificação de Defesa Aérea (ADIZ) da Coreia do Sul

Segundo o Ministério da Defesa Russo, as aeronaves realizavam um voo programado de sete horas, sobrevoando “águas neutras Mar do Japão.” A pasta afirma que caças F-16 da ROKAF acompanharam os bombardeiros em alguns momentos do voo. 

“Pilotos de longo alcance fazem voos regulares sobre águas neutras dos mares Ártico, Atlântico Norte, Negro e Báltico. Todos os voos das aeronaves da Força Aeroespacial Russa são realizados em estrita conformidade com as regras internacionais para o uso do espaço aéreo”, disse o Ministério. 

O Chefe de Estado Maior Conjunto (JCS) da Coreia do Sul confirmou que os aviões russos entraram na sua ADIZ, declarando que respondeu com ações táticas, mas não especificou o envio de aviões de caça como afirma a Rússia. O JCS ainda disse que a medida visa evitar confrontos acidentais ao longo de sua ADIZ, mas não forneceu mais detalhes.

Uma Zona de Identificação de Espaço Aéreo (também chamada de ZIDA na sigla em português) é uma determinada porção de espaço aéreo sobre água ou terra firme. A zona é estabelecida como uma região onde a identificação e acompanhamento de aviões civis, e principalmente militares, é ordenada pelos órgãos de algum país.

F-16 KF-16 ROKAF Coreia do Sul
Esquadrilha de caças KF-16 Fighting Falcon da Força Aérea da Coreia do Sul (ROKAF). Foto: ROKAF.

As zonas se estendem além do espaço aéreo soberano de uma nação e servem para antecipar uma possível incursão contra seu espaço aéreo. Dessa maneira, as forças militares podem acionar seus meios de defesa (caças e mísseis antiaéreos) antecipadamente.

A interceptação também ocorre apenas um dia depois que EUA e Coreia do Sul iniciaram seu maior exercício militar combinado em anos, como resposta à ameaça nuclear da Coreia do Norte. 

Chamado de Ulchi Freedom Shield, o treinamento de larga escala envolve o emprego de tropas, aeronaves, blindados e navios de guerra, devendo se estender até o dia 01/09. Além disso, a Ásia vive tensões por conta dos novos desenvolvimentos entre Taiwan, China e Estados Unidos.

Com informações de The Washington Post, Ministério da Defesa Russo

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Coreia do Sul, Interceptação, Rússia, usaexport