FA-50 maverick rokaf
Um FA-50 disparando um míssil ar-solo AGM-65 Maverick. Foto: ROKAF.

A Korea Aerospace Industries (KAI) está negociando a venda de 10 caças leves FA-50 com o Governo da Eslováquia. O negócio é avaliado em US$ 500 milhões. Segundo a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) da Coreia do Sul, o país europeu busca substituir seus antigos L-39 Albatros.

Na quarta-feira (03), em Budapeste, o chefe da DAPA, Kang Eun-ho, representando a KAI, assinou um acordo com a Letecke opravovne Trencin (LOTN), uma estatal eslovaca de defesa. A parceria visa uma cooperação bilateral tranquila nos esforços da empresa coreana para exportar aeronaves FA-50.

FA-50 KAI
Caça leve FA-50 decolando com seis bombas inertes Mk.82.

Nesta quinta-feira (04), o Presidente sul-coreano Moon Jae-in se encontrou com seus colegas da Hungria, República Tcheca, Polônia e Eslováquia, o chamado Grupo de Visegrado (V4). A reunião marcou a primeira visita de estado sul-coreana à Hungria em 20 anos. 

O governo eslovaco estuda o mercado para achar um substituto para seus sete jatos de treinamento Aero L-39 Albatros. Segundo o Korea Joong Ang Daily, um funcionário da DAPA afirmou que Bratislava deve lançar um pedido de propostas no ano que vem. 

L-39 albatros eslováquia
Aero L-39CM Albatros da Força Aérea Eslovaca. Foto: Andre Wadman/Wikimedia.

O FA-50 é um avião de caça leve baseado no treinador avançado T-50 Golden Eagle. A aeronave possui um motor General Electric F404-GE-102, com 17,700 libras de empuxo em pós-combustão, levando o caça a Mach 1.5 (1837 Km/h). O FA-50 tem um canhão rotativo M197 de 20mm e pode empregar bombas da família JDAM, mísseis ar-ar AIM-9 e mísseis ar-solo AGM-65 Maverick. Seu principal sensor é o radar multimodo AN/APG-67. 

A aeronave ganhou ainda mais notoriedade quando o Presidente Moon chegou na feira Aerospace & Defense Exhibition 2021 (ADEX 2021) a bordo de um FA-50 da Força Aérea Sul-Coreana, em um movimento simbólico para destacar sua confiança no jato. Moon tornou-se o primeiro presidente a voar o país a bordo de uma aeronave de caça. 

Moon jae-in fa-50 adex
O Presidente Moon Jae-in a bordo do FA-50 da ROKAF.

DEIXE UMA RESPOSTA