Advertisement

Coreia do Sul recebe autorização para compra de helicópteros CH-47 Chinook

CH-47 Chinook Boeing US Army Exército EUA

A Coreia do Sul recebeu autorização do Departamento de Estado dos EUA para comprar até 18 helicópteros de transporte pesado CH-47 Chinook. A possível venda é avaliada em US$ 1,5 bilhão.

Conforme a nota divulgada pela Agência de Cooperação em Segurança e Defesa (DSCA) na terça-feira (06), o Exército Sul-Coreano solicitou a compra de 18 helicópteros, seis motores T55-GA-714A sobressalentes e mais uma série de equipamentos de comunicação, navegação e autodefesa. O negócio ainda inclui serviços de suporte técnico e logístico, manutenção e treinamento. 

Segundo a Agência de Aquisições de Defesa da Coreia (DAPA), a compra dos novos Chinook, da versão CH-47F, é parte do programa Helicóptero Utilitário Pesado II (HUH II), que busca um substituto para os CH-47D já operados pelo país. O Exército possui cerca de 34 CH-47D Chinook, operados por dois batalhões de aviação. 

CH-47D Chinook do Exército Sul-Coreano. Foto: MD da Coreia do Sul.
CH-47D Chinook do Exército Sul-Coreano. Foto: MD da Coreia do Sul.

“A venda proposta melhorará a capacidade do ROK de enfrentar ameaças atuais e futuras, fortalecendo sua capacidade de carga pesada do Exército. O CH-47F permitirá que a ROK [República da Coreia] realize missões de apoio a planos operacionais bilaterais que incluem, mas não se limitam a, evacuação médica, busca e salvamento, lançamento de paraquedas e socorro em desastres. A ROK não terá dificuldade em absorver este equipamento em suas forças armadas”, diz a agência dos EUA. 

O Chinook entrou em serviço com o Exército dos Estados Unidos em 1962, mas a Boeing-Vertol começou o desenvolvimento da aeronave ainda nos anos 1950, quando o US Army anunciou que desejava substituir o CH-37 Mojave. 

Com mais de 1200 unidades produzidas desde então, o CH-47 se consolidou como uma referência em transporte pesado de asas rotativas, tendo participado de uma série de conflitos no mundo todo. A aeronave também é bastante usada em operações de ajuda humanitária e auxílio em desastres. O Chinook possui um par de motores turboeixo Lycoming T55, é operado por três a cinco tripulantes e é capaz de carregar 24 toneladas de carga.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: CH-47 Chinook, Coreia do Sul, helicopteros, usaexport