Advertisement

Exército dos EUA aterra helicópteros CH-47 Chinook

CH-47 Chinook Boeing US Army Exército EUA

O Exército dos Estados Unidos aterrou, temporariamente, sua frota inteira de helicópteros pesados CH-47 Chinook. O motivo é o risco de incêndio nos motores turboeixo T55, fabricados pela Honeywell. 

O aterramento, inicialmente relatado pelo Wall Street Journal, foi ordenado pelo Comando de Material do Exército na segunda-feira (29) e afeta todos os cerca de 400 helicópteros da organização. A ordem veio depois de uma série de eventos de fogo nos motores em alguns CH-47.

O Exército identificou um vazamento de combustível como a causa principal para os incêndios. Os vazamentos teriam ocorrido pelo uso de O-rings (um anel de vedação) fora dos padrões estabelecidos pela Honeywell. As peças foram instaladas nos motores durante serviços de manutenção de rotina em uma instalação do Exército.

Honeywell T55 Chinook
Motor turboeixo Honeywell T55 instalado em um Chinook. Foto: Mr.Z-man via Wikimedia.

Em comunicado sobre o aterramento dos helicópteros, a companhia diz que, junto ao Exército, foi capaz de validar quenenhum dos O-rings ​​​​se originou ou fazia parte de qualquer produção da Honeywell ou motores revisados ​​​​da Honeywell. Engenheiros conjuntos do Exército dos EUA e da Honeywell identificaram o problema e agora estão trabalhando com o Exército para fornecer O-rings de substituição em todos os Chinooks afetados.”

O Chinook entrou em serviço com o Exército dos Estados Unidos em 1962, mas a Boeing-Vertol começou o desenvolvimento da aeronave ainda nos anos 1950, quando o US Army anunciou que desejava substituir o CH-37 Mojave. 

Com mais de 1200 unidades produzidas desde então, o CH-47 se consolidou como uma referência em transporte pesado de asas rotativas, tendo participado de uma série de conflitos no mundo todo. A aeronave também é bastante usada em operações de ajuda humanitária e auxílio em desastres. O Chinook é operado por três a cinco tripulantes e é capaz de carregar 24 toneladas de carga, dependendo das variantes. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: CH-47, Chinook, Exército dos EUA, usaexport