O Exército dos Estados Unidos aterrou, temporariamente, sua frota inteira de helicópteros pesados CH-47 Chinook. O motivo é o risco de incêndio nos motores turboeixo T55, fabricados pela Honeywell.
O aterramento, inicialmente relatado pelo Wall Street Journal, foi ordenado pelo Comando de Material do Exército na segunda-feira (29) e afeta todos os cerca de 400 helicópteros da organização. A ordem veio depois de uma série de eventos de fogo nos motores em alguns CH-47.
O Exército identificou um vazamento de combustível como a causa principal para os incêndios. Os vazamentos teriam ocorrido pelo uso de O-rings (um anel de vedação) fora dos padrões estabelecidos pela Honeywell. As peças foram instaladas nos motores durante serviços de manutenção de rotina em uma instalação do Exército.
![Honeywell T55 Chinook](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2022/08/Lycoming_T55-GA-712.jpg)
Em comunicado sobre o aterramento dos helicópteros, a companhia diz que, junto ao Exército, foi capaz de validar que “nenhum dos O-rings se originou ou fazia parte de qualquer produção da Honeywell ou motores revisados da Honeywell. Engenheiros conjuntos do Exército dos EUA e da Honeywell identificaram o problema e agora estão trabalhando com o Exército para fornecer O-rings de substituição em todos os Chinooks afetados.”
O Chinook entrou em serviço com o Exército dos Estados Unidos em 1962, mas a Boeing-Vertol começou o desenvolvimento da aeronave ainda nos anos 1950, quando o US Army anunciou que desejava substituir o CH-37 Mojave.
Com mais de 1200 unidades produzidas desde então, o CH-47 se consolidou como uma referência em transporte pesado de asas rotativas, tendo participado de uma série de conflitos no mundo todo. A aeronave também é bastante usada em operações de ajuda humanitária e auxílio em desastres. O Chinook é operado por três a cinco tripulantes e é capaz de carregar 24 toneladas de carga, dependendo das variantes.
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