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Curto-circuito faz motores do Boeing 777 acionarem a potência máxima subitamente

A FAA está avisando às companhias aéreas que operam com o Boeing 777 sobre um novo problema, que deve ser monitorado para que não ocorra durante um voo.

De acordo com a FAA, um curto-circuito no sistema de aceleração automática (autothrottle) pode causar um acionamento indevido dos motores para a potência máxima.

Esta situação pode acontecer durante a arremetida de um voo ou em solo, após o pouso da aeronave ou antes da decolagem, quando o sistema da aeronave pode acionar o botão TO/GA que fornece a potência máxima dos motores, após um curto-circuito.

Nos casos que ocorreram, de acordo com a FAA, os pilotos não causaram incidentes em solo, pois notaram, desligaram o sistema automático, e reportaram essa anomalia na aeronave.

A FAA ressalta que um boletim de serviço anterior da Boeing, a partir de dezembro de 2015, fornece aos operadores instruções para alterar a fiação no interruptor de decolagem/rotação, causa principal do problema.

Um reparo dos aviões envolvidos está sendo analisado de perto pela FAA, que está recomendando que os operadores do 777 introduzam as ações de correção “na primeira oportunidade”.

A Boeing também distribuiu um boletim no ano passado para os pilotos, aconselhando que eles monitorem as alavancas de empuxo e, se necessário, evitem seu avanço não solicitado pelo acelerador automático. 

 

 

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Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: 777, Boeing, Boeing 777, problema