Dassault planeja apresentar o primeiro Falcon 6X em dezembro

A Dassault Aviation declarou recentemente que deverá apresentar o seu novo jato executivo, o Falcon 6X, em dezembro deste ano.

A data alvo de 08 de dezembro foi marcada para a apresentação da primeira aeronave na unidade de produção em Bordeaux-Merignac, França. Isso também indica que a Dassault planeja realizar o primeiro voo do novo jato executivo no início de 2021, iniciando um pouco antes o cronograma de certificação com testes em solo e em voo.

A certificação e a primeira entrega estão planejadas para 2022.

 

O Interior

A cabine Falcon 6X é de seis pés e seis polegadas (1,98 m) de altura e 8 pés e 6 polegadas (2,58 m) de largura – criada com o objetivo de ser a seção transversal mais alta e mais larga em um jato de negócios – e aproximadamente 40 pés e 8 polegadas (12,3 m ) de comprimento. A cabine pode acomodar 16 passageiros em três lounges distintos, proporcionando espaço para múltiplas configurações, incluindo um grande área entre o acesso de entrada da tripulação e um lounge traseiro espaçoso.

Cada elemento de estilo e design de cabine foi totalmente repensado, resultado de uma extensa pesquisa junto aos clientes e participação do Design Studio da própria Dassault Aviation. As linhas harmoniosas e ininterruptas aumentam a sensação de espaço e organização da cabine.

A presença de 29 janelas extra-grandes permite significativa entrada de luz natural, incluindo uma exclusiva claraboia de cozinha (a primeira na aviação de negócios), projetada para fornecer claridade adicional em uma área geralmente desprovida de luz natural.

“A indústria vem se movendo para interiores cada vez maiores, e nossos clientes disseram que o que eles mais queriam em nossos novos Falcons era mais espaço”, continuou Trappier. “Nós projetamos o Falcon 6X com a cabine para fora, centrado no passageiro e ainda entregamos o alto desempenho e outras qualidades de voo que os clientes valorizam nos Falcons”.


 

Características técnicas

O Falcon 6X tem uma velocidade máxima de Mach 0.90 e uma faixa máxima de 5.500 milhas náuticas (10,186 km), mais do que qualquer outro jato em sua categoria. Pode voar diretamente de Los Angeles para Genebra, Pequim para São Francisco ou Moscou para Cingapura a uma velocidade de cruzeiro de longo alcance. Também pode conectar Nova York a Moscou, Paris a Pequim ou Los Angeles a Londres em um cruzeiro de Mach 0.85.

O motor Pure Power PW812D da Pratt & Whitney Canadá, avaliado em 13,000-14,000 libras, foi selecionado para alimentar o Falcon 6X. Os motores PurePower PW800 apresentam a tecnologia de núcleo comum do Pratt & Whitney Geared Turbofan, que é compartilhada por 16 aplicações de motores diferentes e acumulou mais de 585,000 horas de vôo.

Equipados com um fan frontal de peça única e emissão reduzida de combustão, os motores PurePower PW800 oferecem a mais alta eficiência, confiabilidade e manutenção na classe de 10.000 a 20.000 libras e acumularam mais de 20.000 horas de teste até o momento.

O Falcon 6X está equipado com uma asa ultra eficiente que minimiza o impacto da turbulência e um sistema de controle de voo digital de última geração que controla todas as superfícies em movimento, incluindo uma nova superfície de controle conhecida como flaperon (que combina as funções de flap e aileron). O 6X é o primeiro jato de negócios a usar um flaperon, o que melhora consideravelmente o controle durante a aproximação, especialmente em descidas íngremes.

A aeronave também vem com os principais sistemas de supressão de ruído do setor, com base na experiência do novo Falcon 8X – o benchmark atual no conforto do ruído -, um novo cockpit e a terceira geração EASy III com todo flight deck digital.

Será entregue com um pacote completo de equipamentos, incluindo o pacote de voo eletrônico FalconSphere II da Dassault e o revolucionário sistema de visão combinada FalconEye – o primeiro head up display a combinar recursos de visão sintéticos aprimorados.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA