PP-ANU DC-3 Varig
Douglas DC-3 PP-ANU preservado no Boulevard Laçador, em Porto Alegre. Foto: Gabriel Centeno - Aeroflap.

O clássico Douglas DC-3 PP-ANU da Varig preservado em Porto Alegre (RS) voltou a receber visitas guiadas em seu interior neste mês. A aeronave, que foi protagonista de polêmica há alguns meses, está no local desde 2016. 

O retorno da visitação na aeronave histórica foi anunciado no dia 01 de julho pelo Boulevard Laçador, espaço onde está o DC-3 , e pelo projeto Varig Experience, que preserva a história da antiga companhia aérea com a exposição de motores, uniformes, maquetes e demais itens da Varig.

As visitas ocorrem nas quintas-feiras de julho (07, 14, 21 e 28), entre 15:30 e 18:30. A entrada é gratuita e as fichas são distribuídas a partir das 15:00 por ordem de chegada. Os guias, que estarão usando uniformes de época de pilotos e comissários da Varig, vão apresentar detalhes e fatos históricos sobre a aeronave e a companhia. 

Aeronave reformada

O Douglas DC-3 de registro PP-ANU tem 86 anos, sendo um dos primeiros modelos fabricados e um dos mais antigos que ainda restam em preservação. A aeronave pertencia ao Museu Varig, fechado ainda em 2005, pouco antes do fim das operações da companhia. 

O PP-ANU iniciou seus voos em 1936 pela American Airlines e passou por diversas companhias, incluindo a VASP e a Transportes Aéreos Nacional. Em 1956 a aeronave foi adquirida pela Real Transportes Aéreos e quase foi vendida em 1959, mas foi danificada em um acidente em solo.

Com a compra da REAL Aerovias pela Varig em 1961, o PP-ANU passou a fazer parte da frota da companhia aérea gaúcha. Segundo o blog Projeto DC-3 Brasil, o ANU possui 53.308 horas de voo registradas.
Varig Experience | Douglas DC-3 | PP-ANU | Varig

O fechamento do Museu Varig em 2005 levou ao abandono do avião histórico. Era possível ver o DC-3 ao relento no entorno do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Mas em maio de 2016 um grupo de empresários, ao lado de ex-colaboradores da Varig, iniciaram a restauração do PP-ANU.

Com a extensa reforma concluída, o DC-3 foi instalado no Boulevard Laçador, como parte do projeto Varig Experience, sendo uma das principais atrações do local. O espaço também é um point para os entusiastas e fotógrafos de aviação por sua proximidade com o aeroporto da capital gaúcha, contando, inclusive, com buracos na cerca para uso de câmeras fotográficas.