Advertisement

Definidos o novo Ministro da Defesa e os novos comandantes das Forças Armadas

Em meio aos trâmites de transição de governos, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou na quinta-feira (08) outros cinco novos ministros, incluindo o líder da pasta da Defesa: o engenheiro civil e empresário José Mucio Monteiro. 

Ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Mucio, 74 anos, é o primeiro civil a comandar a pasta desde 2018. Ele vai substituir o General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que ocupa o cargo desde 01 de abril de 2022.

José Mucio Monteiro foi selecionado pelo presidente eleito Lula como novo Ministro da Defesa. Foto: Câmara dos Deputados.
José Mucio Monteiro foi selecionado pelo presidente eleito Lula como novo Ministro da Defesa. Foto: Câmara dos Deputados.

Com a nomeação de Mucio, também foram confirmados os nomes dos novos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica, bem como do comandante do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas. Todos foram selecionados pelo critério de antiguidade e assumirão seus cargos em janeiro de 2023. 

Estado Maior Conjunto

Chefiado pelo General de Exército Laerte de Souza Santos desde maio de 2021, o EMCFA passará a ser comandando pelo Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire. Natural de Natal (RN), Freire foi declarado guarda-marinha em 1981 e atualmente é comandante do Estado Maior da Marinha do Brasil. 

General Laerte (esquerda) vai ceder o cargo ao Almirante Freire. Fotos: Exercito Brasileiro; Marinha do Brasil.
General Laerte (esquerda) vai ceder o cargo ao Almirante Freire. Fotos: Exercito Brasileiro; Marinha do Brasil.

Exército Brasileiro

O novo comandante do EB é o General Júlio Cesar de Arruda, atual chefe do Departamento de Engenharia e Construção. Natural de Cuiabá (MT), ele foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Engenharia em dezembro de 1981, quando se formou na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). O General Arruda vai substituir o General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, da arma de Cavalaria, comandante do Exército desde março de 2022. 

General Freire Gomes deixa o cargo para dar lugar ao General Arruda. Fotos: Exército Brasileiro.
General Freire Gomes deixa o cargo para dar lugar ao General Arruda. Fotos: Exército Brasileiro.

Marinha do Brasil

Comandante da Marinha desde abril de 2021, o Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos vai ceder o cargo ao Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen. Declarado Guarda-Marinha em dezembro de 1982, Olsen é o atual Comandante de Operações Navais. 

Alte. Garnier dará lugar ao Alte. Olsen. Fotos: EBC; Marinha do Brasil.

Força Aérea Brasileira

Na mais nova das Forças, o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno assume o cargo atualmente ocupado pelo Ten. Brig. Carlos de Almeida Baptista Jr desde 2021. Declarado aspirante em 1982, o gaúcho de Canoas (RS) é o atual Chefe do Estado Maior da Aeronáutica (EMAER). 

Neste sábado (10), o Ten. Brig. Baptista Jr. parabenizou o colega, afirmando que ele é um “profundo conhecedor de todos os assuntos” e que sua “torcida e apoio serão permanentes”. 

https://www.instagram.com/p/Cl_L89UrIfg/

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Forças Armadas, Ministério da Defesa, usaexport