A Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília reuniu neste sábado 150 apaixonados por aviação e fotografia aeronáutica na pista de pouso e decolagem do terminal aéreo.

O tradicional evento chamado de Spotter Day aconteceu das 5h30 até 12h e, além de registrarem imagens das aeronaves, os participantes puderam visitar a Seção Contra Incêndio e assistir a uma demonstração dos bombeiros da concessionária.

Teve lanche, sorteio de brindes e a finalização do evento foi na Praça Pick Up com direito a show da Banda Distintos Filhos no encerramento.

Durante toda a manhã os spotters tiveram a oportunidade de ficar pertinho dos aviões em uma área de acesso restrito, a menos de 300 metros da pista do aeroporto do 2º aeroporto mais movimentado do Brasil. Sem contar no privilégio de registrar essas máquinas impressionantes ao nascer do sol com o céu incrível que só Brasília possui.

O movimento de aeronaves foi intenso e as companhias aéreas enviaram para a capital federal seus aviões com pinturas diferentes, como o avião da seleção brasileira e do Mickey Mouse.

O evento que é realizado desde 2015 pela Inframerica, tem por objetivo fomentar a paixão pela aviação e o hobbie de spotting que consiste na observação e fotografia de aviões. A concessionária foi pioneira na realização do evento no Brasil.

Neste ano, o Spotter Day celebra o retorno do evento tradicional que não aconteceu nos últimos dois anos por causa da pandemia de COVID-19 e comemora os 10 anos da Inframerica e da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR).

Para promover uma edição ainda mais especial aos participantes, a Inframerica buscou parceiros para o Spotter Day. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), as companhias aéreas Latam, Gol, Azul, Aerolíneas Argentinas apoiaram o evento.

As empresas Starbucks, Pizzaria Dom Bosco, Dunkin Donuts, Padaria Vitória, Chilli Beans, The Plane Experience e Dumont Coffee também foram apoiadores. O canal no YouTube de aviação, Aviões e Música, também firmou uma parceria com o Spotter Day do Aeroporto de Brasília e selecionou dois seguidores para participar do concorrido evento.

A ABEAR irá premiar a melhor foto tirada no evento. A Associação oferecerá uma viagem nacional com direito a acompanhante para o Spotter que participar do concurso fotográfico.

 

O evento Spotter Day

Em 2015, a Inframerica realizou o 1º Spotter Day do Aeroporto de Brasília e o 1º do Brasil realizado por um administrador aeroportuário. Desde então, o evento se tornou obrigatório no calendário do terminal brasiliense. A última edição foi promovida em 2019.

Por conta da pandemia e a impossibilidade de aglomerações, em 2020 a 6ª edição do Spotter Day se transformou em Spotter Night, uma versão cinema da ação e que foi organizada no Festival Drive-in no estacionamento do aeroporto. Ao invés de fotos na pista de pousos e decolagens, os fotógrafos puderam relembrar os melhores momentos das edições passadas e assistir a um filme dentro do seu carro seguindo todos os protocolos sanitários.

Foto: Felipe Menezes/Aeroporto de Brasília

O Spotter Day do Aeroporto de Brasília se tornou um dos maiores e mais disputados do país. Diversos spotters de outras cidades e até do exterior já participaram das edições.  

A Inframerica também desenhou um evento para os spotters mirins. Crianças de 7 a 14 anos podem participar de uma ação exclusiva para a faixa etária, o Spotter Kids, que acontece uma vez ao ano.

O Spotter Day tem como objetivo fomentar o hobbie de plane spotting que consiste em registrar imagens de aviões, uma atividade muito comum nos aeroportos do mundo e uma oportunidade singular para os amantes da fotografia aeronáutica.