Devotion Filme Corsair Jesse Brown Thomas Hudner marinha
Novo filme é baseado em história real da esquecida Guerra da Coreia e a luta contra o racismo por um pioneiro aviador negro da Marinha dos EUA. Foto: Sony Pictures.

Ao mesmo tempo em que Top Gun: Maverick chega aos cinemas após 36 anos de espera, os fãs de aviação já podem aguardar por mais um filme sobre o tema, e dessa vez baseado em fatos reais. Devotion traz a história da esquecida Guerra da Coreia e a luta contra o racismo por um pioneiro aviador naval negro. 

O novo trailer do drama de guerra dirigido por Justin Dillard foi lançado ontem (26), ao mesmo tempo em que os aficionados lotavam os cinemas para a estreia do novo longa-metragem de Tom Cruise. 

O filme é inspirado no best-seller “Devotion: An Epic Story of Heroism, Friendship, and Sacrifice”, escrito por Adam Makos e que conta a história real de dois pilotos de caça da Marinha dos EUA, o Alferes Jesse Leroy Brown e o Capitão James Hudner. Brown é interpretado por Jonathan Majors, enquanto Hudner é vivido por Glen Powell, o mesmo ator do personagem Hangman de Top Gun 2. 

Jesse Leroy Brown (1926-1950). Foto: Marinha dos EUA.

Mesmo com todas as barreiras impostas pela pobreza e o descarado e extremo preconceito racial dos EUA nas décadas de 1940/1950, Brown seguiu o caminho do pioneirismo e se tornou o primeiro aviador naval negro dos EUA, pilotando o caça F4U Corsair

Após 20 missões de combate na Guerra da Coreia, pilotando pelo esquadrão VF-32 a bordo do porta-aviões USS Leyte, Jesse foi abatido. A história é incrível porque Hudner ainda tentou salvá-lo, fazendo um pouso forçado perto de Jesse e lutando para tirá-lo dos destroços do Corsair.

Infelizmente, o primeiro de muitos outros que seguiram o seu caminho não sobreviveu, apesar da luta de Hudner que tentou usar até mesmo um machado para tirar seu camarada do avião. Por conta de seus atos, o Capitão Hudner foi condecorado com a Medalha de Honra do Congresso, maior honraria militar dos EUA. 

Hudner piloto Marinha Devotion
Thomas Jerome Hudner Jr. (1924 -2017). Foto: Marinha dos EUA.

Os trailers e teasers de Devotion, produzido pela Sony, chegam no momento certo. Mesmo que as atenções estejam voltadas para Top Gun: Maverick, toda a euforia ao redor dos aviadores navais, e a aviação militar como um todo, chamam atenção para este novo filme. 

Por se tratar de uma história real, Devotion deverá apresentar um verdadeiro contraste com Top Gun, que mostra, em grande parte, o lado vibrante e glamouroso dos pilotos de caça, e não a luta que passaram para chegar no seu posto. 

Devotion deve chegar aos cinemas em 14 de outubro deste ano.